Notícias

17/07/2018

Cumprindo exigência da ANAC, Prefeitura realiza capacitação para embarque armado em aeronave


Capacitação é uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Foto: Divulgação/Prefeitura)

Guardas municipais e servidores do Aeroporto Municipal concluíram curso, promovido pela Prefeitura de Santa Maria

 

Para qualificar os servidores e formar profissionais cada vez mais instruídos, a Prefeitura de Santa Maria concluiu, na manhã desta terça-feira (17), uma capacitação à Guarda Municipal sobre os novos procedimentos de embarque armado em aeronaves. O Município cumpre uma exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que determina o treinamento para a segurança dos usuários.

A capacitação foi ministrada pelo superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, e pelo assessor de capacitação Edson Weise, e teve acompanhamento de representantes da Polícia Federal.

No total, 17 pessoas participaram da formação, sendo 14 guardas e três funcionários do Aeroporto Municipal. Eles foram instruídos sobre as novas normas e adequações previstas pela Agência de Aviação, como procedimentos para que os armamentos possam ser embarcados nas aeronaves, tipos de armas e munições, manuseio, entre outras informações, como a autorização que as pessoas – sejam passageiros ou agentes de Segurança – devem ter para embarcar.

“Foi um curso bastante interessante e proveitoso, em que seguimos as adequações feitas pela ANAC e capacitamos os profissionais para o embarque seguro de armamento”, disse o superintendente da Guarda Municipal.

Neste ano, a ANAC aprovou resolução que dispõe sobre os procedimentos de embarque de passageiros armados, despacho de armas de fogo e de munição e transporte de passageiros sob custódia a bordo de aeronave civil. De acordo com a Resolução nº 461, o embarque armado somente será autorizado aos agentes públicos que comprovem estar realizando atividades específicas como escolta de autoridade, testemunha ou passageiro custodiado; execução de técnica de vigilância (investigação); ou deslocamentos em que precisem estar armados para cumprir, logo ao desembarcar, missão para a qual foram convocados.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial