Notícias

05/07/2018

Varal da Cidadania aquece a noite na Escola Municipal Prof. Adelmo Simas Genro


Apresentação e classificatória para o 11o Cid Legal Canta e Dança da paródia Fiscalizar É Nosso Dever pela etapa III

Educação de Jovens e Adultos elaborou atividades diferenciadas para a realização do Varal

 

Na noite de quarta-feira (04), estudantes das etapas III e IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Adelmo Simas Genro receberam a equipe do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) com o Varal da Cidadania. Foram expostos diversos trabalhos de pesquisa, bem como um projeto envolvendo degustação de receitas produzidas pelos próprios alunos. Estas atividades foram resultantes da participação de todos os professores de forma interdisciplinar com todas as áreas do conhecimento, além da Educação Fiscal, como um tema integrador e transversal (BNCC, 2017).

Os estudantes da etapa III, que coincide com os anos iniciais, aproveitaram a oportunidade para realizar a classificatória necessária para o festival, cantaram a paródia “Fiscalizar É Nosso Dever”, que será apresentada no 12º Festival Cid Legal Canta e Dança. A etapa IV, equivalente aos anos finais do Ensino Fundamental, usufruiu da época de festividades juninas para desenvolver a culinária típica destas ocasiões, oferecendo carapinha, bolo de milho e canjica para degustação.

A professora de matemática Sonia Medeiros expressou sua satisfação com o tema que, por ser transversal e transdisciplinar, despertou o interesse dos alunos. “Por ter sido uma atividade integradora, complementou os estudos de números decimais e porcentagem na simulação de compras, focando na pesquisa dos impostos federais, estaduais e municipais”, explicou a educadora.

Edi Vivian, coordenadora pedagógica do EJA, também considera que a integração entre as disciplinas e a Educação Fiscal deve ser trabalhada no cotidiano e em todas as áreas. “Somente assim se tornará um conhecimento que instrumentalize a administração da vida cotidiana e o exercício da cidadania”, manifestou a coordenadora durante o Varal.

Beatriz Prado, professora de ciências, explicou à equipe do PMEF que este trabalho “proporcionou uma integração entre os alunos, despertando interesse na pesquisa dos conteúdos desenvolvidos, na música e nos desenhos”.

Cleonice Casarin, professora de Educação Física e Ensino Religioso, disse que aprova a proposta por “proporcionar uma discussão sobre a relação político-social vivenciada pelos alunos”. Além de incentivar a visão crítica do contexto social e motivar as pessoas para que busquem seus direitos, também desenvolve habilidades dos alunos em várias áreas da criatividade.

Após a apresentação dos trabalhos e da classificatória, alunos e professores receberam, da equipe do PMEF, agasalhos e outros artigos de uso pessoal. Hoje à noite, o Varal da Cidadania acontecerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pinheiro Machado.

 

VARAL DA CIDADANIA
O projeto Varal da Cidadania tem como objetivo estimular os professores a trabalhar a temática Educação Fiscal em sala de aula. No dia do Varal da Cidadania, o aluno apresenta uma das atividades desenvolvidas previamente em sala de aula e uma Nota Fiscal para a troca por um produto, geralmente um agasalho ou brinquedo. Os produtos do Varal são frutos de apreensões da Receita Federal do Brasil e, posteriormente, destinados ao PMEF para premiar as escolas que participam dos projetos da Educação Fiscal.

 

Texto: acadêmica de Jornalismo Bibiana Campos
Revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Divulgação PMEF
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial