Notícias

20/05/2018 25/05/2018 16h55m

Eventos culturais e esportivos marcam o final de semana na programação de aniversário de Santa Maria


Rústica em homenagem aos 160 anos da cidade mobilizou mais de cem atletas na manhã de domingo (Foto: João Alves)

Programação alusiva aos 160 anos de emancipação político-administrativa do Município segue até o final de maio

 

Depois do Viva Santa Maria, realizado no Parque da Medianeira na última quinta-feira (17), as comemorações de aniversário do Município continuaram durante o final de semana. Na tarde de domingo (20), o Centro de Convivência 21 de Abril, no Bairro Itararé, recebeu a comunidade para uma Mateada Cultural. Pela manhã, cerca de 150 atletas disputaram a Corrida Cidade de Santa Maria, já o sábado foi marcado por 12 jogos da Taça Santa Maria de Voleibol. As atividades integram a programação de 160 anos da cidade.

No 21 de Abril, diversas apresentações artísticas, promovidas pela Prefeitura e coordenadas pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer, atraíram quem saiu de casa para prestigiar o evento. A secretária adjunta da pasta, Márcia Teston, recepcionou os visitantes e homenageou Santa Maria pela passagem dos seus 160 anos.

“Os equipamentos culturais de Santa Maria existem para isso. Para que possamos desfrutar momentos e congregar as pessoas. E hoje estamos aqui, nesta tarde fria, mas com muito calor humano, sorrisos e atividades preparadas com muito carinho a cada um dos cidadãos que fazem a cidade ser o que é. Hoje estamos aqui nos vendo e convivendo”, afirmou Márcia.

Além da distribuição de erva mate e água quente, os visitantes assistiram apresentações de dança realizadas pelo Grupo de Danças da Terceira Idade da UFSM e pelo Liceu de Danças Vilson Quaiato, e participação da bateria da Escola de Samba Unidos do Itaimbé.

A Mateada Cultural do Centro de Convivência 21 de Abril ainda ofereceu uma exposição fotográfica organizada pela Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria. São mais de 50 imagens que retratam pontos turísticos e monumentos da cidade, sob o olhar particular de alguns associados e também de fotógrafos convidados. A mostra pode ser visitada até o final do mês, com entrada franca.

 

EVENTOS ESPORTIVOS MARCARAM O FIM DE SEMANA
Ainda em alusão ao aniversário do Município, no sábado (19), o Centro Desportivo Municipal (CDM) recebeu seis equipes do naipe masculino para a disputa da Taça Santa Maria de Voleibol. As partidas foram realizadas durante a manhã e a tarde, totalizando 13 horas de competição. O resultado foi definido a noite, quando a equipe da AABB/União conquistou o primeiro lugar na competição, vencendo a UFSM (vice-campeã). O terceiro lugar foi conquistado pelo time A da Associação Amigos do Voleibol de Santa Maria (AAVSM). O melhor jogador em quadra foi Junior Torres.

Para o superintendente de Esporte e Lazer, Givago Ribeiro, o desempenho dos times e a qualidade técnica dos jogos foram os pontos positivos da competição, retomada após nove anos sem ser realizada em Santa Maria. Na quinta-feira (17), ocorreu a etapa feminina de voleibol, quando a AABB/União venceu o Clube Recreativo Dores A e sagrou-se campeã.

Outra atividade esportiva que movimentou o final de semana foi a Corrida Cidade de Santa Maria, realizada na manhã deste domingo (20). Conforme a União dos Corredores de Rua de Santa Maria (UCRSM), 150 atletas participaram da rústica. A largada foi na Praça Saldanha Marinho, às 8h30min. Depois, os participantes percorreram a Rua do Acampamento, Rua Pinheiro Machado, Avenida Presidente Vargas, Avenida Borges de Medeiros, retornando pela Rua Venâncio Aires para chegar à Praça Saldanha Marinho, totalizando 4,7 quilômetros.

A Corrida Cidade de Santa Maria foi uma realização da Prefeitura, com promoção da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer e UCRSM. Os cinco primeiros colocados nos naipes feminino e masculino receberam troféus e medalhas. Confira a premiação geral da rústica neste link.

A programação de aniversário de Santa Maria segue até o final do mês de maio. Confira:

 

EVENTO: Missa com transmissão ao vivo pela Rede Vida
DATA: 21/05
LOCAL: Basílica da Medianeira

EVENTO: Sarau Literário Academia Santa-Mariense de Letras 21 de maio
DATA: 21/05
LOCAL: Biblioteca Central
ATRAÇÕES: doação de livros para a comunidade durante todo o mês de maio no horário de funcionamento da biblioteca; Geladeira troca livros; Tirolesa; Escolinha de Trânsito; Ônibus da Leitura.

EVENTO: 2º Passeio Ciclístico da Associação de Ciclismo de Santa Maria
DATA: 27/05
LOCAL: Praça Saldanha Marinho

EVENTO: Dia do Desafio 2018
DATA: 30/05
LOCAL: Praça Saldanha Marinho

 

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial