Notícias

16/05/2018

Santa Maria tem, a partir desta quarta-feira, um Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública


Representantes de entidades e das forças de Segurança participaram do ato de instalação do Consepro (Foto: João Vilnei)

Objetivo do Consepro é auxiliar os órgãos de segurança com a destinação de recursos financeiros para a compra de equipamentos, além do conserto e recuperação de viaturas

 

Na manhã desta quarta-feira (16), o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, participou da instalação do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). O Consepro é uma entidade privada sem fins lucrativos criada com o objetivo de auxiliar os órgãos de Segurança Pública com a destinação de recursos financeiros para a compra de equipamentos, conserto e recuperação de viaturas, além de atuar como interlocutor entre a sociedade civil e as esferas públicas municipal, estadual e federal na tentativa de conquistar mais policiamento para o Município, além de outras ações referentes à segurança.

“Está na Constituição Federal que Segurança Pública é dever do Estado, mas a responsabilidade é de todos. E é isso que estamos presenciando aqui, com a união de diversas entidades e órgãos para chamá-los à corresponsabilidade. Com a Calourada Segura, realizada pelo segundo ano consecutivo, temos um excelente exemplo de como essa forma de trabalhar funciona”, afirmou Pozzobom.

O presidente do Consepro, Luiz Fernando Pacheco, explicou que a diretoria do conselho foi definida depois de meses de trabalho, reuniões e discussões. O objetivo maior é promover a Segurança Pública em Santa Maria e colaborar com os órgãos que atuam no setor.

“Com a instalação de um Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública, estamos fazendo a nossa parte. É questão de cidadania contribuir com o que for possível. O Consepro vai atuar na busca de alternativas, de recursos financeiros e soluções para dar voz aos anseios da comunidade, em benefício da ordem pública, da harmonia e da segurança como um todo”, explicou Pacheco.

Ao final do ato, Luiz Fernando Pacheco passou o estatuto do Consepro para assinatura dos associados fundadores. O documento estabelece, entre outras diretrizes, a possibilidade do órgão receber doações e recursos financeiros de pessoas físicas ou jurídicas, além de realizar convênios com o Governo do Estado, com a Prefeitura, com órgãos do Poder Judiciário e até mesmo com organizações privadas.

O ato, realizado no auditório da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), reuniu representantes dos órgãos de segurança do Município e do Estado, além de lideranças de entidades parceiras. Além do chefe do Executivo, também representaram o Poder Executivo, o chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, o secretário de Mobilidade Urbana, João Ricardo Vargas, e o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes. O secretário de Segurança do Estado, Cézar Schirmer, também esteve presente.

 

Diretoria do Consepro
Presidente - Luiz Fernando Pacheco
Vice-presidente - Gilberto Cremonese
Diretor administrativo - Rodrigo Décimo
Diretor financeiro - Luiz Carlos Oliveira
Diretor de comunicação - Andrei Nunes
Diretor jurídico - Péricles Lamartine da Costa

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial