Inicial > Notícias > Santa Maria define delegados e temas...

Notícias

16/05/2018

Santa Maria define delegados e temas prioritários na Assembleia Microrregional da Consulta Popular


Cidadãos puderem fazer suas escolhas, na tarde desta quarta-feira, na Fadisma (Foto: João Vilnei)

No dia 24 de maio, delegados participarão da Assembleia Regional Ampliada

 

Foram escolhidos, na tarde desta quarta-feira (16), os delegados e os programas que irão compor a Assembleia Regional Ampliada da Consulta Popular do Rio Grande do Sul, a ser realizada no dia 24 deste mês. Na Assembleia Microrregional desta tarde, realizada na Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), os cidadãos com domicílio em Santa Maria puderam participar e escolher os programas que consideram mais importantes para o Município (confira abaixo) e, ainda, a cada 30 participantes foi eleito um delegado, que irão representá-los na Ampliada. Como participaram mais de 150 pessoas, a Assembleia destacou cinco delegados.

“É extremamente importante que os cidadãos participem das assembleias microrregionais para indicarem o que consideram prioridades e, ainda, para escolherem os delegados”, disse o presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede), Caio Jordão.

A Consulta Popular é instituída por Lei e é um processo em que a população tem oportunidade de definir onde o Estado irá investir parte de seu orçamento. Neste ano, serão disponibilizados R$ 80 milhões para a Consulta Popular, que ocorre em seis etapas: Assembleia Regional Inicial; Assembleias Públicas Municipais e/ou Microrregionais, abertas a todos os cidadãos; Assembleia Regional Ampliada; votação das prioridades com a finalidade de inclusão de projetos no orçamento do Estado /exercício 2019; consolidação e detalhamento dos projetos eleitos, através de reuniões regionais com os técnicos dos órgãos executores das demandas eleitas; e avaliação final do processo.

Fazem parte do Corede Central: Formigueiro, Agudo, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande, Ivorá, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, Silveira Martins, Tupanciretã, Julio de Castilhos, Itaara, São Martinha da Serra, Quevedos, Jari, Toropi, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Santa Maria. O valor destinado ao Corede Central é de: R$2.797.706,27.

 

PROGRAMAS ESCOLHIDOS NA ASSEMBLEIA MICRORREGIONAL
- Apoio a um projeto de reforço a agricultura familiar através da EMATER
- Apoio a centro de distribuição e armazenagem da agricultura familiar
- Equipamentos para as forças de Segurança Pública
- Rede de vídeomonitoramento
- Investimento em estruturas e equipamentos de postos de Saúde para o programa da Saúde da Família

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial