Inicial > Notícias > Procon de Santa Maria realiza mutirão...

Notícias

14/05/2018 14/05/2018 12h04m

Procon de Santa Maria realiza mutirão on-line para renegociação de dívidas de 14 a 31 de maio


Consumidor tem, até 31 de maio, a oportunidade de renegociar dívidas e recuperar o crédito (Foto: Deise Fachin/Arquivo)

Iniciativa, promovida pela Secretaria Nacional do Consumidor, busca oferecer aos consumidores a oportunidade de restabelecer a saúde financeira

 

De 14 a 31 de maio, o Procon de Santa Maria oferece uma oportunidade aos consumidores que estão endividados e pretendem regularizar a situação. Nesse período, o órgão municipal realiza, junto com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), um mutirão on-line para renegociação de dívidas. Para participar, o consumidor – seja ele pessoa física, proprietário de microempresa ou microempresário individual – deve efetuar cadastro na plataforma www.consumidor.gov.br.

Depois de acessar o site, o cidadão vai receber um login e uma senha. A partir daí, basta selecionar uma instituição financeira cadastrada para formalizar a solicitação de renegociação de débitos. Após esta etapa, o fornecedor tem prazo de até dez dias para apresentar uma resposta.

De acordo com a coordenadora do Procon-SM, Marcia Rocha, a iniciativa reúne devedores, bancos e instituições financeiras em um só portal.

“A plataforma on-line permite a interlocução direta entre consumidores e fornecedores para que o cidadão possa ter respostas rápidas e efetivas, a partir do esforço conjunto entre os setores públicos e privados para oferecer melhores oportunidades de renegociação”, explicou a coordenadora.

Além disso, o mutirão busca sensibilizar os consumidores e fornecedores sobre a importância da educação financeira na prevenção do superendividamento, de forma a manter sua vida financeira. Vale destacar que todos os bancos cadastrados na plataforma www.consumidor.gov.br estão participando do evento, motivados pela Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF), realizada de 07 a 10 de maio.

O Procon-SM atende de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min, com distribuição de 40 fichas até as 12h. Segundas e quintas o atendimento é das 13h30min às 16h30min, com distribuição de 30 fichas até as 16h. Excepcionalmente nesta semana, o órgão não terá expediente na quinta-feira (17) em função do feriado municipal, e na sexta (18), quando é ponto facultativo no Município. No dia 31 de maio, feriado de Corpus Christi, e nos demais feriados deste mês, não haverá atendimento no Procon-SM, no entanto, o consumidor pode acessar o site e fazer o cadastro normalmente.

O Procon-SM está localizado na Avenida Rio Branco, nº 639 – Centro. Para mais informações, o cidadão pode entrar em contato pelo telefone (55) 3217-1286 ou pelos e-mails procon@santamaria.rs.gov.br ou gerenciaprocon@santamaria.rs.gov.br (ouvidoria).

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Deise Fachin (Arquivo)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial