Inicial > Notícias > IV Conferência Municipal de Saúde Mental...

Notícias

11/05/2018

IV Conferência Municipal de Saúde Mental acontecerá nos dias 08 e 09 de junho em Santa Maria


Auditório do Centro Administrativo Municipal foi palco de uma pré-conferência na manhã desta sexta-feira (Foto: João Alves)

Ao longo do mês de maio, pré-conferências levantarão assuntos a serem abordados no evento geral

O auditório do Centro Administrativo Municipal sedia, na manhã desta sexta-feira (11), uma das etapas da IV Conferência Municipal de Saúde Mental, que ocorre nos dias 08 e 09 de junho, na Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames). A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Prefeitura de Santa Maria.

As pré-conferências são momentos preparatórios, que levantam temas e discussões que serão abordados no evento geral. Na atividade desta sexta-feira, o público-alvo foram os trabalhadores da Atenção Básica do Município. Na oportunidade, os debates iniciaram com a apresentação de um trabalho de mestrado sobre a Implementação das Estratégias de Saúde da Família (ESF) no Município. A partir do debate, o objetivo é, ao longo da manhã, levantar as necessidades e demandas do setor.

As pré-conferências acontecerão em diversos locais da cidade e contemplarão diferentes públicos. A partir de cada pré-evento (veja os dias e horários na foto ao final da reportagem), a ideia é que seja elaborado um documento, com as ideias para qualificar a Saúde Mental do Município, e que será apresentado nos dias da Conferência Municipal.

No evento geral, um novo documento, que reunirá as propostas gerais escolhidas, será formulado, a fim de auxiliar o Município na gestão da Saúde, em especial na área mental, com foco no cuidado e liberdade dos usuários. Conforme a coordenadora da Política de Saúde Mental do Município, Claudia Melo, em Santa Maria, a iniciativa da conferência foi desencadeada independentemente de ações estadual ou nacional.

“A conferência é um espaço legítimo, participativo e democrático. É um espaço importante, pois se constitui no fórum para discutir a realidade das questões relacionadas à Saúde Mental, reunindo todos os segmentos envolvidos. Nos últimos anos, a Saúde Mental ficou secundarizada nos investimentos públicos, e queremos mudar esta realidade. É necessário recompor e aproximar as forças atuantes neste serviço, ouvir trabalhadores, usuários, familiares e gestão para definir conjuntamente as prioridades”, destacou Claudia.

Os eixos norteadores da conferência passarão pelo trabalho intersetorial, o cuidado integral, a educação permanente, a gestão e financiamento da política e o controle social. A conferência é aberta para toda a comunidade de Santa Maria, assim como as pré-conferências. As inscrições para o evento geral serão reabertas cerca de duas semanas antes do evento. As informações estarão disponíveis neste link.

“Queremos levantar as demandas da população, e a conferência é o instrumento que possibilita formalizar as necessidades da comunidade. O foco é o planejamento das ações, sempre com o objetivo de qualificar o atendimento da Saúde no Município”, explicou a conselheira de Saúde Daniele Camargo.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial