Inicial > Notícias > Prefeitura intensifica a limpeza de áreas...

Notícias

10/05/2018 10/05/2018 18h30m

Prefeitura intensifica a limpeza de áreas públicas que sofrem com o descarte irregular de lixo


Na tarde desta quinta-feira, duas caçambas de resíduos sólidos foram retiradas do Parque Itaimbé

 

Um levantamento feito pela Prefeitura identificou 180 focos de lixo em Santa Maria. O estudo, realizado pela Secretaria de Meio Ambiente, detectou que áreas públicas em diversas regiões do Município sofrem com o descarte irregular de resíduos sólidos. A maioria dos focos, causados pela ação do homem, são responsáveis por alagamentos e pela obstrução das tubulações pluviais, além de contribuírem para a proliferação de insetos causadores de doenças.

Dentre as ações realizadas pela Prefeitura para a eliminação dos focos de lixo, uma delas se concentrou na principal área verde da cidade, o Parque Itaimbé. Na tarde desta quinta-feira (10), servidores da Secretaria de Meio Ambiente e funcionários da empresa Sustentare estiveram no chamado Setor 1, localizado no trecho entre a Rua Silva Jardim e a Rua Comissário Justo.

Na área, ao lado da unidade do Sesc, na Avenida Itaimbé, estava com lixo acumulado e era alvo de reclamação dos moradores. Além dos resíduos, uma estrutura construída para servir de ponte à linha férrea estava servindo de abrigo para usuários de drogas, causando insegurança. Com a ajuda de uma retroescavadeira, foram retiradas duas caçambas de lixo. O material foi levado para a Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRV), na Estrada da Caturrita.

Moradora da região há 30 anos, a professora Ceura Fernandes, relatou que o local estava abandonado e o lixo acumulado aumentava a cada dia. A intenção agora é transformar o local em uma área de lazer, com a ajuda de parcerias ou no sistema de adoção de áreas públicas por empresas ou entidades.

“A limpeza desse local é uma reivindicação antiga da vizinhança. Há mais de dois anos pedíamos que o terreno fosse limpo, principalmente porque estava ficando inseguro. Essa ponte seca que existe aí é um patrimônio que precisa ser preservado. Queremos embelezar este lugar, ter jardim, bancos, iluminação. Lugar limpo é lugar exemplo que motiva as pessoas ao cuidado”, afirmou a moradora.

 

OUTROS LOCAIS ESTÃO RECEBENDO LIMPEZA
A secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, reforça que, a partir da identificação dos focos de lixo na cidade, será possível concentrar os esforços da Prefeitura em eliminá-los em novas ações regulares e planejadas.

“Agora temos este estudo em mãos e vamos intensificar as ações de limpeza nas áreas públicas. O Parque Itaimbé vai ser vistoriado para que possamos localizar outros pontos de descarte irregular. Mas sempre precisamos contar com a colaboração dos santa-marienses e, por isso, pedimos que deem o destino correto ao seu lixo”, enfatizou a secretária.

De acordo com o superintendente de Licenciamento e Controle Ambiental e Animal, Gerson Vargas Peixoto, nos meses de abril e maio, 672 toneladas de resíduos foram recolhidas em áreas públicas no Km 2. A Rua Angelin Bortholuzzi, local onde a Prefeitura precisa atuar com regularidade devido ao descarte de lixo às margens da via, recebeu as equipes na semana que antecedeu o Pátio Rural. Lá, foram recolhidas 48 toneladas de lixo. O próximo local a receber o mutirão de limpeza e recolhimento de resíduos sólidos é o Loteamento Cipriano da Rocha, na próxima segunda-feira (14). 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial