Notícias

09/05/2018 09/05/2018 21h26m

Representando o Vale Central Gaúcho, Santa Maria sedia o lançamento oficial do Dia do Vinho 2018


Durante duas semanas, o vinho será o protagonista de evento dedicado à bebida (Foto: Deise Fachin)

Evento será realizado de 18 de maio a 03 de junho em 22 municípios gaúchos, sendo cinco deles na Região Central

 

Uma solenidade realizada no Hotel Dom Rafael Cerrito, na noite desta quarta-feira (09), marcou o lançamento do “Dia do Vinho 2018”. O evento, realizado por entidades ligadas à fabricação e à comercialização da bebida, oferece uma série de atividades para celebrar a data, inserida no calendário oficial do Rio Grande do Sul. Este ano, o Vale Central Gaúcho será o anfitrião do evento, a ser realizado de 18 de maio a 03 de junho, em 22 cidades gaúchas, incluindo Santa Maria.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, destacou o papel fundamental da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, na pessoa do secretário Ewerton Falk, para construir um cenário favorável à realização do evento na Região Centro. O chefe do Executivo ressaltou que o Vale Central Gaúcho estreou no evento no ano passado, sendo o mais novo entre os cinco territórios integrados às comemorações do Dia do Vinho: a Serra Gaúcha (Região Uva e Vinho), a Campanha Gaúcha, o Roteiro de São Roque (SP) e o Vale do Rio São Francisco (entre Pernambuco e Bahia).

“Todos estamos de parabéns por essa conquista. Em especial, o Falk e sua equipe, por todo o esforço concentrado para atrair o Dia do Vinho aqui para a Região Central e, principalmente, por acreditar no potencial que temos em receber bem e em sermos referência para eventos que movimentem a economia e fortaleçam o turismo”, disse o prefeito.

O secretário Ewerton Falk reforçou a opinião do prefeito sobre as potencialidades do Município para atrair turistas, eventos e investimentos que proporcionem o crescimento econômico da região.

“Santa Maria está inserida em uma região propícia ao turismo e ao desenvolvimento como um todo. A participação da cidade e a inclusão do Vale Central Gaúcho no Dia do Vinho comprova que estamos no caminho certo para fortalecer nossa cidade como um polo de atração para investidores e para investimentos”, afirmou Falk.

O presidente da Associação de Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho - Vinhos do Coração, Carlos Eugênio Daudt, agradeceu a hospitalidade de Santa Maria em sediar o lançamento do Dia do Vinho 2018. A associação é uma das organizadoras do evento e abrange um raio de aproximadamente 70 quilômetros, onde estão inseridas oito vinícolas, espalhadas por cinco municípios: Dilermando de Aguiar, Itaara, Santa Maria, São João do Polêsine e Silveira Martins.

“O Vale Central, onde Santa Maria está inserida, a exemplo do que aconteceu com as outras regiões participantes do Dia do Vinho, está agora desenvolvendo a sua identidade. Há muita gente pesquisando esta região e o que se constata é que são vinhos com uma característica própria, bastante particular. É um território novo e diferente. Há muito para se experimentar e se descobrir por aqui nestas duas semanas, de 18 de maio a 3 de junho”, convidou Daudt.

Na noite desta quarta-feira, parte do que Santa Maria produz e deverá ser apresentado durante as duas semanas de realização do evento pôde ser degustado no Hotel Dom Rafael Cerrito. As vinícolas Adega Torri, Dalla Corte, Dom Roberto, Quinta do Gama, Teixeira, Toka e Velho Amâncio ofereceram degustação de seus produtos. E todas já confirmaram participação no Dia do Vinho 2018.

Além dos vinhos, espumantes e sucos de uva, os convidados puderam conhecer diversos empreendimentos parceiros, presentes no local para oferecer seus produtos ou serviços, entre eles as Agroindústrias da Quarta Colônia, Amaríssimo Chocolateria, Divina Festa e Eventos, Espetiño Churrasquinho dos Pampas, Frazzon Sonorização, FreeTas, Hotel Dom Rafael, Lilium Recanto, Restaurante Augusto, Restaurante Sharong, Santa Maria Convention & Visitors Bureau, Suez Restaurante, Tuyo Cocina Peruana e Viccino Produções e Eventos.

 

DIA DO VINHO NA REGIÃO CENTRAL
A programação do Dia do Vinho no Vale Central Gaúcho inclui cursos de degustação, jantares harmonizados, encontros de confrarias, descontos e promoções em bebidas, gastronomia e hospedagens, olimpíada de conhecimentos em vinhos, passeio ciclístico e encontro de ciclistas, rústica e festival de rock ao ar livre, além do vinho, protagonista do evento. Datas, horários, locais das atrações estão disponíveis no site oficial www.diadovinho.com.br. Serão 22 municípios, 255 empreendimentos e 352 atividades.

Em Santa Maria, especificamente, entre os destaques da programação estão o 1º Encontro de Sommeliers no Vale Central Gaúcho, a Olimpíada do Conhecimento em Vinhos, no dia 29 de maio, e o Curso de Degustação de Espumantes, a ser realizado no dia 30 de maio. Também estão previstos descontos nas diárias da Rede de Hotéis Dom Rafael, no período de 18 de maio a 03 de junho.

O lançamento do Dia do Vinho 2018 em Santa Maria foi promovido de forma conjunta pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS), Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria - Região Uva e Vinho (Segh Uva e Vinho) e Associação de Vitivinicultores do Vale Central Gaúcho - Vinhos do Coração, com apoio da Prefeitura de Santa Maria.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial