Inicial > Notícias > Em Santa Maria, ação na Praça...

Notícias

21/03/2018 21/03/2018 16h27m

Em Santa Maria, ação na Praça Saldanha Marinho marca o Dia Internacional da Síndrome de Down


Prefeito Jorge Pozzobom participou da solenidade de abertura do evento (Foto: Deise Fachin)

Apresentações culturais foram algumas das atividades desenvolvidas no Centro da cidade
 

Para marcar o Dia Internacional da Síndrome de Down, que é celebrado nesta quarta-feira (21), a Praça Saldanha Marinho foi palco, durante a tarde, de uma série de atividades alusivas à data. Apresentações artísticas foram algumas das ações realizadas pelas entidades de atendimento a pessoas com necessidades especiais de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores.

A solenidade de abertura da atividade contou com a presença de autoridades do Município. O prefeito Jorge Pozzobom participou da ação, destacando que a data faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU), sendo celebrada em muitos países.

“Atividades como esta são importantes para mostrarmos às pessoas que a Síndrome de Down não é uma doença. Portadores de Síndrome de Down têm que ser incluídos, tratados com respeito, com carinho e amor”, enfatizou o prefeito Pozzobom.

O vereador Admar Pozzobom, que preside a Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, também destacou a importância de promover eventos que discutam e conscientizem sobre os direitos e o bem-estar das pessoas com Síndrome de Down.

“Nós trouxemos este evento para a praça justamente porque não podemos deixar essas pessoas de lado. Temos que trabalhar, acima de tudo, com a conscientização”, destacou.

A atividade na Praça Saldanha Marinho contou com apresentação da Banda da 3ª Divisão do Exército (3ª DE) e da Escola de Samba Unidos do Itaimbé; com a presença do Ônibus da Leitura, da Prefeitura de Santa Maria; além da distribuição de pipoca e pirulitos.

“Essa é uma tarde de amor, de alegria e de dizer não ao preconceito. Todos eles (pessoas com Síndrome de Down), são o mais puro amor”, comentou Kátia Real, que representou as mães de portadores com necessidades especiais no evento.

“Eu gosto muito de participar dessas ações. É um momento para me reunir com os meus amigos”, comentou o estudante Carlos Augusto Denardin, 19 anos, portador da síndrome.

Ainda estão previstas para o restante da tarde, show com a cantora Raquel Trombesi e com o grupo Marcando Presença. No próximo domingo (25), uma mateada no Parque da Medianeira também marcará a data. A atividade está prevista para iniciar às 15h.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial