Inicial > Notícias > Prefeitura trabalha na finalização de levantamento...

Notícias

19/03/2018 19/03/2018 11h37m

Prefeitura trabalha na finalização de levantamento sobre propriedades de turismo rural do Município


Na última sexta-feira, proprietários da Vinícola Velho Amâncio recebera a visita do representante da Prefeitura e esponderam ao questionário (Foto: Deise Fachin)

Estudo consiste em uma aplicação de questionário e integra uma atualização do Mapa do Turismo Rural do Brasil desenvolvido pelo Governo Federal
 

A Prefeitura de Santa Maria está trabalhando na finalização de um levantamento sobre as propriedades que desenvolvem turismo rural no Município e em cidades vizinhas. O estudo integra uma atualização do Mapa do Turismo Rural do Brasil, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com os estados e municípios.

Em Santa Maria, o levantamento é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação e consiste em visita in loco e na aplicação de um questionário junto aos proprietários dos locais. O trabalho iniciou há cerca de dois meses e um total de 12 propriedades estão incluídas na relação (veja abaixo). Na sexta-feira (16), foi a vez dos responsáveis pela Vinícola Velho Amâncio responderem o questionário. A Secretaria tem até o final do mês para encaminhar os relatórios, sendo que ainda restam dois locais para serem visitados.

Conforme o gerente de projetos de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, o turismólogo André Farias, a orientação era realizar o levantamento junto a propriedades já inscritas no Mapa do Turismo Rural do Brasil, bem como prospectar novos locais. O questionário aplicado com os proprietários aborda, entre outros itens, questões relacionadas à classificação da propriedade, o tipo de acesso aos locais, informações de contato, os serviços oferecidos, valores e acomodações, por exemplo.

“Depois que todo o levantamento estiver feito, enviamos as informações coletadas para o Estado, que encaminha para o Ministério. Com os dados, o Mapa do Turismo Rural será atualizado e serão intensificadas as campanhas de divulgação dos locais, com folheteria turística, campanhas, propagandas. O objetivo é fomentar o turismo rural no Brasil”, explica Farias.

A responsável técnica da Vinícola Velho Amâncio, Aline Fogaça, comentou que a enoturismo é cada vez forte na região. Além de experimentar os produtores, os consumidores de vinho querem também conhecer o processo produtivo. Para ela, o levantamento será positivo para estimular ainda mais o setor.

“O turismo é importante, pois é uma forma de incentivar o consumidor a vir, conhecer e degustar os nossos produtos”, destacou.

 

PROPRIEDADES INCLUÍDAS NO LEVANTAMENTO
Pesque Pague Boca do Monte (Distrito de Boca do Monte)
Vimontti Óleo Essenciais – Fazenda São Caetano (Distrito de Boca do Monte)
Balneário Timbúva (Distrito de Boca do Monte)
Balneário Ouro Verde (Distrito de Arroio Grande)
Balneário Zimermmann (Distrito de Arroio Grande)*
Boutique da Colônia (Distrito de Arroio Grande)
Balneário Vale do Sol (Distrito de São Valentim)
Vinícola Quinta da Gama (Distrito de São Valentim)
Vinícola Velho Amâncio (Bairro Campestre do Menino Deus)
Vinícola Dalla Corte (Bairro Camobi)*
Medianeira Coloniais (Distrito de Pains)
Hotel Fazenda Pampas (Bairro Camobi)

*Propriedades que ainda não responderam ao questionário

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial