Notícias

15/03/2018 15/03/2018 10h59m

Sala de Exposições Iberê Camargo é reinaugurada no subsolo do Museu de Arte de Santa Maria


Sala Iberê Camargo recebe exposição de peças do acervo até 29 de março (Foto: Deise Fachin)

Espaço, que antes funcionava junto ao Arquivo Histórico, agora está revitalizado e já recebe exposição do acervo

 

Desde a noite de quarta-feira (14), as diferentes expressões artísticas produzidas dentro e fora de Santa Maria contam com um novo espaço de exposições. Durante solenidade realizada no Museu de Arte de Santa Maria (MASM), a Sala de Exposições Iberê Camargo foi reinaugurada na presença de autoridades, convidados, artistas, equipe do MASM e representantes da Associação dos Amigos do MASM (Amasm) O espaço, antes localizado junto ao Arquivo Histórico Municipal, agora ocupa o subsolo do museu, tornando-se uma nova opção para mostras de arte e para a visitação.

Para reinaugurar a Sala Iberê Camargo, a Prefeitura contou com a parceria de uma construtora, responsável pela doação de material e pela instalação do piso de porcelanato líquido. As tintas utilizadas na pintura interna foram doadas pela Amasm e os serviços foram realizados pela própria equipe do MASM.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, parabenizou o trabalho da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da equipe do MASM em revitalizar o local e transformá-lo em uma nova sala de exposições, sem qualquer custo aos cofres públicos. E agradeceu a Coase Construtora e Incorporadora, pela parceria firmada na obra de restauração do espaço.

“Pessoas e empresas que ajudam a Prefeitura estão ajudando a cidade. Eu ainda lamento ações de vandalismo e atitudes de descaso com os bens públicos, como recentemente ocorreu com a estátua fixada no Calçadão, com móveis jogados nas ruas, lamento pelas pichações. Precisamos amar e cuidar da cidade, cada vez mais”, afirmou o chefe do Executivo.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, reforçou a determinação do prefeito em trabalhar pela área da cultura sem a aplicação de dinheiro público.

“Atendendo ao princípio desta Gestão, estamos cada vez mais nos empenhando em promover Cultura, Esporte e Lazer sem recursos dos cofres da Prefeitura, trabalhando para construir parcerias e fortalecer nossos equipamentos. Em 2017, realizamos tudo o que havíamos proposto e este ano temos uma programação ainda mais extensa e rica”, explicou Marta.

O diretor da Coase Construtora e Incorporadora, Gilberto Bressa, participou da solenidade de reinauguração da Sala Iberê Camargo e foi homenageado pela Prefeitura com a entrega de uma réplica do pintor que dá nome à sala, nascido em Restinga Seca. Com seu gesto, o empresário espera estimular outros empreendedores a colaborarem com a Prefeitura por meio de parcerias.

“É uma grande satisfação fazer algo pela comunidade de Santa Maria. Nosso município leva a denominação de Cidade Cultura, possui muitas instituições de ensino e produz muito. Precisamos colaborar para que a cidade seja referência cultural, precisamos ser exemplo”, concluiu Gilberto Bressa.

 

EXPOSIÇÃO DO ACERVO É A PRIMEIRA MOSTRA NO NOVO ESPAÇO
A reinauguração da Sala Iberê Camargo foi marcada pela abertura da mostra que reúne obras do acervo do MASM. São peças de valor inestimável, assinada por artistas consagrados no Brasil e no exterior. Dentre as obras estão quadros de Tomie Ohtake, Xico Stockinger, Carlos Vergara, Danúbio Gonçalves, Zorávia Bettiol e do próprio Iberê Camargo. A visitação é gratuita e pode ser feita até 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no subsolo do MASM (Avenida Presidente Vargas, nº 1.400 – Bairro Fátima).

No mesmo período, na antessala da Iberê Camargo o público pode conferir a mostra “Retratos de Iberê”, assinada por Ceura Fernandes. A exposição de fotografias integra a série “Retratos de Artistas”, produzida pela professora na década de 1980. O pintor e Ceura Fernandes tinham amigos em comum residentes em Santa Maria e, durante as visitas de Iberê à cidade, ela aproveitava para registrar a intimidade de Iberê Camargo. A exposição fotográfica também tem entrada franca e pode ser visitada nos mesmos horários de funcionamento do MASM.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial