Notícias

14/03/2018 14/03/2018 17h35m

Imposto Solidário: contribuintes têm até 30 de abril para destinar parte do Imposto de Renda Devido


Pessoas físicas podem doar até 3% do imposto de renda (Arte: Gibran Carrazzoni)

Valores são destinados aos fundos que cuidam e auxiliam crianças e adolescentes do Município

 

O ato burocrático de realizar a declaração do Imposto de Renda traz, junto com ele, a possibilidade de a comunidade praticar a solidariedade. É que quem faz a declaração pode auxiliar crianças e adolescentes do Município por meio da campanha “Imposto Solidário”, que convida os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda Devido ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA).

A data limite para doação é 30 de abril, e os valores destinados pela população ao fundo são repassados para as instituições conveniadas (veja abaixo). Podem doar pessoas físicas que declaram o Imposto de Renda por deduções legais, no modelo completo. É possível doar até 3% do imposto devido.

As doações à campanha são feitas pelo programa do Imposto de Renda, da Receita Federal, que calcula automaticamente o valor e gera o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), concluindo a doação por meio pagamento do documento.

Para a coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), Rosaura Vargas, a destinação de parte do imposto devido é uma forma da população auxiliar as instituições, que prestam um serviço essencial no amparo a crianças e adolescentes.

“Cada um pode ajudar fazendo a sua parte. Os contadores podem auxiliar, levando para seus clientes a informação sobre a destinação e incentivando esse ato. Destinar recursos para entidades conhecidas auxilia, inclusive, o contribuinte, que consegue acompanhar como o dinheiro do seu imposto está sendo aplicado”, destacou Rosaura.

 

COMO PARTICIPAR


– Para quem doar?

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Maria/RS (FMDCA)

 

– Quem pode doar?

Pessoas físicas: que declaram IR por deduções legais (modelo completo)

 

– Quanto é possível doar?

Pessoas físicas: até 3% do imposto devido.

 

– Até quando doar?

Até 30 de abril de 2018

 

COMO DOAR?

– Através do Programa do Imposto de Renda Pessoa Física - Receita Federal

– O programa faz o cálculo automaticamente e gera o DARF para o pagamento

– Basta pagar o DARF que a doação terá sido realizada

 

– Para saber mais

Acesse o site www.receita.fazenda.gov.br, contate o seu contador ou o Programa Municipal de Educação Fiscal no telefone (55) 3921-7073.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Arte: Gibran Carrazzoni
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial