Notícias

09/03/2018 10/03/2018 10h13m

Última noite da Calourada Segura transcorre dentro da normalidade e com público menor nesta sexta


Forças de segurança trabalharam de forma integrada na Praça Saturnino de Brito (Foto: Deise Fachin)

Público estimado em 20 mil pessoas circulou pela Praça Saturnino de Brito ao longo das cinco noites para comemorar o ingresso nas universidades do Município

 

A  Calourada Segura encerrou de forma tranquila na sexta-feira (09), quando aproximadamente 500 jovens estiveram na Praça Saturnino de Brito para a quinta e última noite do evento. No entanto, apesar do público reduzido em virtude da festa promovida no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na mesma data, a estrutura organizada pela Prefeitura para recepcionar os universitários no Centro da cidade foi mantida. 

Quem preferiu ficar na conhecida "Praça do Brahma" foi recebido com a mesma segurança e logística oferecida desde a última segunda-feira (05), quando o evento teve início. É o caso das acadêmicas da UFSM Luiza Bittencourt, do curso de Direito, e Pâmela Paiva, da Pedagogia. As jovens optaram por participarem da Calourada Segura devido à proximidade de casa e a estrutura oferecida pelo evento.

"Aqui fica mais fácil voltar para casa e tem tudo o que a gente precisa: cerveja gelada, iluminação, gente bonita e segurança. Bem diferente de edições anteriores. Estamos gostando muito", definiu Luiza, acadêmica do 9º semestre.
Quem está entrando na universidade agora também aprovou a Calourada Segura. Os veterandos do curso de Psicologia do Centro Universitário Franciscano (Unifra), os jovens Larissa Perini e Gabriel Strunks recepcionavam o recém aprovado, Luis Augusto Madeiro. 

"A questão dos banheiros químicos é o ponto mais positivo para mim. É um absurdo ter que usar a rua. É uma solução tão simples e muito bem pensada para essa ocasião. Estamos sentindo falta de música, mas entendemos que é uma questão de respeito ao sossego dos moradores", explicou Gabriel.

 

POUCO MOVIMENTO FAZ RUAS SEREM LIBERADAS MAIS CEDO
Em razão do número menor de frequentadores, o trânsito no entorno da Praça Saturnino de Brito foi liberado mais cedo do que o normal. Por volta das 11h, agentes da Guarda Municipal retiraram os cavaletes e parte do gradil que delimitava os espaços. Os bares, com autorização para comercializar bebidas alcoolicas até 22h, cumpriram regularmente o horário. 

De acordo com o superintendente da Guarda Municipal, Sandro Nunes, nenhuma ocorrência foi registrada na noite de sexta. 

"Apesar do movimento menor, o que já era previsto em razão de outra festa realizada na UFSM, nosso efetivo cumpriu o que estava determinado e todas as forças de segurança atuaram em conjunto. O objetivo é manter o foco, que é garantir segurança aos jovens que participam do evento. E isso se confirmou com o baixo número de ocorrências, sendo que nenhum incidente grave aconteceu. Então, entendemos que integração e planejamento foram os pontos positivos mais uma vez", afirmou Sandro Nunes. 

O serviço de atendimento de Saúde que contou com a presença de uma ambulância do Município durante a semana não registrou nenhuma ocorrência na última noite do evento. Da mesma forma, a Superintendência de Fiscalização não registrou nenhum incidente. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial