Notícias

09/03/2018

Com uma semana de serviço, Prefeitura já emitiu 79 certificações internacionais de febre amarela


Superintendência da Vigilância em Saúde está localizada na Rua Tuiuti, no Centro do Município (Foto: João Alves)

Serviço é feito pela Superintendência da Vigilância em Saúde, mediante agendamento prévio por telefone 
 


Desde a última segunda-feira (05), a Superintendência da Vigilância em Saúde do Município, ligada à Secretaria de Saúde e localizada na Rua Tuiuti, é referência para viajantes. É que na data a Prefeitura deu início a um novo serviço, que antes não era oferecido na cidade: a emissão de Certificação Internacional da Febre Amarela. 

De segunda-feira até a metade da manhã desta sexta-feira (09), um total de 79 certificações já haviam sido emitidas. Antes de a Prefeitura disponibilizar o serviço, as pessoas que precisavam do documento – que é necessário para o ingresso de visitantes em determinados países, como Panamá, Chile e Dinamarca, por exemplo – precisavam se deslocar para outras cidades do Estado e até para fora dele, em alguns casos, para confeccionar a certificação. Agora, basta fazer um pré-cadastro online, no site da  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e realizar um agendamento prévio com a Superintendência da Vigilância em Saúde, por telefone, para emitir o documento em Santa Maria mesmo.

Três servidoras do Munícipio foram capacitadas pela Anvisa para realizar o serviço. Conforme a enfermeira Ana Motta, responsável pelo setor de Imunizações da Prefeitura, os atendimentos à comunidade são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min, com agendamento prévio. Cerca de 15 vagas para atendimento são disponibilizadas por dia. 

De acordo com a enfermeira, a procura pelo serviço é grande, sendo que há pessoas de outras cidades do Estado que estão vindo ao Município emitir a certificação. Até então, Porto Alegre era uma das cidades mais próximas que contava com o serviço. Como Santa Maria passou a emitir o documento, até pessoas que estavam agendadas em Porto Alegre, por exemplo, estão sendo enviadas à cidade, já que, na Capital, só há horários para agendamento no mês de maio.

"A avaliação é extremamente positiva. Eventualmente, temos problemas com o sistema da Anvisa, que fica instável, mas disponibilizar esse serviço é um ganho para o Município e para os usuários. Muitas pessoas que não são da cidade estão vindo aqui para fazer a emissão. Isso facilita o acesso da comunidade”, comemora a enfermeira Ana Motta.

A comerciante Adriana Amarante, 55 anos, foi uma das pessoas que compareceu à Vigilância em Saúde na manhã desta sexta-feira. Ela, que viajará para as praias do Caribe na próxima semana, já estava com uma ida marcada para Rivera, no Uruguai, para emitir a certificação, pois em Porto Alegre não havia conseguido horário de atendimento.

“Chegou na hora certa esse serviço na cidade. Eu teria que me deslocar para a fronteira para conseguir o documento. Agora, foi só vir até aqui. Foi rápido e fácil. É um facilitador para a gente que viaja”, destacou Adriana.

 

PARA EMITIR A CERTIFICAÇÃO

– O cidadão precisa realizar um pré-cadastro no site http://www.anvisa.gov.br/viajante

– Após, é necessário realizar o agendamento para atendimento na Superintendência da Vigilância em Saúde pelo telefone (55) 3921-7154

– Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min, de acordo com o agendamento

– A Superintendência da Vigilância em Saúde está localizada na Rua Tuiuti, 1.926

– Para a emissão da certificação é necessário o comparecimento do titular ou representante legal (no caso de crianças, por exemplo), portando: documento de identidade válido com foto e comprovante de vacinação da febre amarela ou atestado médico contraindicando a vacina (quando for o caso)

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial