Inicial > Notícias > Equipe do PA Odontológico do Patronato...

Notícias

08/02/2018

Equipe do PA Odontológico do Patronato atendeu mais de 6,2 mil pessoas ao longo de 2017


Mais de 22 mil procedimentos foram realizados no último ano no local (Foto: João Alves)

Atendimentos no local são realizadas de segunda a sexta-feira à noite, nos finais de semana e feriados

 

A dor de dente não tem hora para acontecer. Muitas vezes, no meio da noite por exemplo, o incômodo se manifesta e, em alguns casos, somente uma ida ao dentista é capaz de resolver. Em Santa Maria, a comunidade tem à disposição um serviço de Pronto Atendimento Odontológico (PAO) justamente para os casos de urgência e emergência. O setor funciona junto ao Pronto Atendimento do Patronato e, no ano passado, um total de 6.237 pessoas foram atendidas pela equipe profissional.

Conforme a coordenadora da Política de Saúde Bucal do Município, Patrícia Campagnol, foram mais de 22 mil procedimentos realizados ao longo do ano, em uma média de 17,3 pessoas atendidas por plantão na unidade. De acordo com Patrícia, ao longo de 2017, foram realizadas 414 extrações, 3.996 aberturas de dentes, 2.580 curativos, 3.307 restaurações provisórias, entre outros procedimentos.

Segundo a coordenadora, o atendimento no local é relativo à urgência odontológica, e o objetivo é o alívio dos sintomas dolorosos e infecciosos da cavidade bucal. Conforme Patrícia, muitos pacientes chegam ao PA Odontógico com quadros de hemorragia, traumatismos dentários, lesões provocadas por acidentes de carro e moto, perdas funcionais, próteses fraturadas e complicações pós-cirúrgicas. A coordenadora ressalta que o atendimento no PA Odontológico nem sempre resultará em ações definitivas, já que há casos de que é necessária a continuidade do tratamento nas Unidades Básicas de Saúde do Município ou no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

“Segundo o Conselho Federal de Odontologia, 20 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista e 68% não sabem que têm direito a tratamento odontológico público. A dor de dente se apresenta como um grave problema de saúde pública e causa impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. Por isso, estamos sempre buscando melhorar o serviço e qualificar os profissionais para prestar um atendimento adequado”, ressaltou Patrícia.

O Pronto Atendimento Odontológico do Patronato funciona de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos finais de semana e feriados, durante 24 horas. O PA está localizado na Avenida Maurício Sirotski Sobrinho, 70, Bairro Patronato.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial