Notícias

13/01/2018 13/01/2018 14h00m

Prefeitura inaugura novos kits de brinquedos na Praça Ernesto Marques da Rocha, em Boca do Monte


Solenidade de inauguração dos kits de brinquedos foi realizada na manhã deste sábado (Foto: Deise Fachin)

Distrito é o primeiro local, de 36 áreas verdes do Município, a ter os brinquedos liberados para uso da comunidade
 

As tardes de diversão e lazer são realidade novamente para as crianças do Distrito de Boca do Monte, no Interior de Santa Maria. Isso porque a Prefeitura Municipal inaugurou, na manhã deste sábado (13), os dois novos kits de brinquedos instalados na Praça Coronel Ernesto Marques da Rocha, localizada próximo à Subprefeitura. A solenidade de inauguração foi acompanhada pelo prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin, secretários de Governo e integrantes de pastas ligadas ao processo de instalação dos kits, além de vereadores e da comunidade.

A praça em Boca do Monte é a primeira de 36 áreas verdes do Município a ter os brinquedos liberados para o uso da comunidade. Desde o final de dezembro, a Prefeitura tem trabalhado na instalação dos kits, que contam com gira-gira, escorregador, balanço e gangorra. Até este sábado, seis praças (contabilizando Boca do Monte) já contam com os brinquedos instalados (veja todos os locais abaixo). Há cerca de dois anos a comunidade santa-mariense aguarda a colocação dos brinquedos, já que, na primeira licitação, realizada em 2015, a empresa vencedora não entregou os kits, tendo sido realizado um novo processo.

“Sofremos muitas críticas em função das pracinhas não terem os brinquedos, mas fizemos tudo dentro da lei. É uma alegria estar aqui, entregando esses brinquedos para as nossas crianças. Essa praça e esses brinquedos são da comunidade e vocês precisam ter esse sentimento de pertencimento, inclusive, para nos ajudar a zelar e cuidar com muito carinho o que é nosso”, pediu o prefeito Pozzobom.

“A inauguração dessa praça, assim como ocorrerá nas outras, é resultado do somatório de esforços, que fez com que esse sonho se tornasse realidade”, destacou o vice-prefeito Sergio Cechin.

BRINQUEDOS SÓ SÃO LIBERADOS APÓS AVALIAÇÃO TÉCNICA

A expectativa da Prefeitura é realizar a colocação dos 52 kits até o dia 05 de março de 2018. Após a instalação dos brinquedos, a orientação é que a comunidade aguarde em torno de sete dias para poder utilizar os brinquedos, já que é necessário esperar que o concreto que dá sustentação às estruturas esteja completamente seco, que sejam realizados testes e outras medidas necessárias. O uso dos brinquedos só é autorizado após uma liberação técnica da Prefeitura, realizada por fiscal da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana.

O ato contou com o corte da fita inaugural, que isolava os brinquedos, e com o descerramento da placa em que constam orientações para um uso adequado das estruturas. O corte da fita foi feito por dois moradores de Boca do Monte, Luiz Orlandi, 85 anos, e Wania Herter, 74 anos. Já o descerramento da placa ficou por conta do subprefeito de Boca do Monte, José Machado; da superintendente de Elaboração de Projetos da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, Priscila Quesada; e do arquiteto da pasta, Alexandre Rosa.

“Está lindo de olhar para cá e ver essa praça cheia de brinquedo. Vai ser bom ver nossas crianças, os adultos, as famílias vindo até aqui”, comentou Wania, que mora no distrito há mais de 30 anos.

Durante o ato de inauguração, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, e o secretário de Meio Ambiente, André Domingues, duas das pastas envolvidas no processo de compra e instalação dos brinquedos, destacaram a importância de devolver os brinquedos às crianças e o quanto a Gestão Municipal se empenhou para que o processo pudesse ser concretizado.

“Quando assumi a Secretaria, o prefeito Pozzobom me disse que os brinquedos eram uma das nossas prioridades. Desde 8 de janeiro de 2017 estamos nesse processo e, em menos de um ano, iniciamos a instalação dos brinquedos. Isso só aconteceu pois foi um trabalho feito em conjunto, com o esforço de muitas secretarias e de muitas pessoas que deram o seu melhor. Boca do Monte já é um ponto turístico em nossa cidade, então, faz toda a diferença proporcionar um espaço como esse para a população”, destacou a secretária Marta Zanella.

“Hoje, estamos inaugurando mais do que uma praça com brinquedos, estamos inaugurando um espaço de integração social, de confraternização, desenvolvido para as famílias, as crianças e a comunidade como um todo”, completou o secretário André Domingues.

 

PRAÇAS EM QUE OS BRINQUEDOS JÁ FORAM INSTALADOS*

Praça Coronel Ernesto Marques da Rocha, Distrito de Boca do Monte

Praça Miguel Meirelles, Bairro Camobi

Praça Mariazinha Penna (junto ao Ginásio Esportivo Oreco), Bairro Tancredo Neves

Praça Jornalista Petrônio Cabral, Bairro Tancredo Neves

Praça General Osório (Praça do Mallet), Bairro Passo D’Areia

Praça Santa Rita, Bairro Noal

 

*Até o momento, apenas a Praça Coronel Ernesto Marques da Rocha, no Distrito de Boca do Monte, está liberada para uso. As demais necessitam de avaliação técnica e do ato de inauguração

 

CRONOGRAMA PREVISTO (de 15 de janeiro a 19 de janeiro)**

 

Segunda-feira (15)

Praça Ary Cechella (Vila Lameira) – Bairro Duque de Caxias

Praça Reinaldo Coser – Bairro Patronato

 

Terça-feira (16)

Praça Tenente João Pedro Menna Barreto – Bairro Bonfim

 

Quarta-feira (17)

Praça Estado da Palestina – Bairro Nossa Senhora Medianeira

 

Quinta-feira (18)

Praça Amigos do Dorival (Cohab Santa Marta) – Bairro Juscelino Kubitschek

 

Sexta-feira (19)

Praça Pedro Custódio Barbosa (Cohab Santa Marta) – Bairro Juscelino Kubitschek

 

**O cronograma de instalação pode sofrer alterações, já que é necessário considerar, entre outras questões, as condições climáticas e a situação de cada terreno. Assim, a instalação pode levar mais de um dia em determinado local.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial