Notícias

05/01/2018 05/01/2018 17h06m

Prefeitura Municipal e sindicatos rurais se reúnem para discutir situação da estiagem no Interior


 Poder Executivo, Emater/RS, Defesa Civil e outros órgãos realizarão os levantamos e relatórios de perdas (Foto: João Vilnei)

Distrito de Santa Flora já apresenta perdas nas lavouras que chegam a 20% pela escassez de chuva

 

Comprometida com o meio rural de Santa Maria, a Prefeitura Municipal convocou uma reunião, na manhã desta sexta-feira (05), com os produtores rurais do Distrito de Santa Flora. A preocupação dos agricultores e do Poder Executivo é com a estiagem, pois nos últimos meses choveu aproximadamente 50 milímetros em algumas localidades. O baixo volume de chuva registrado já ocasionou perdas em lavouras no Interior.

Na reunião, os representantes do Sindicato Rural de Santa Maria e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais indicaram que algumas áreas tiveram perdas de 20% das lavouras do distrito. Na intenção de se adiantar às consequências da estiagem, a Secretaria de Desenvolvimento Rural se comprometeu em alertar a Defesa Civil Estadual e Municipal, além de pedir levantamentos das produções de Santa Flora.

“Os produtores e nós estamos preocupados com a estiagem e queremos nos antecipar. Por isso realizamos essa reunião para começar a avaliar as necessidades”, ressaltou o titular de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto.

Técnicos da Emater/RS também participaram do encontro e ficaram responsáveis por fazer levantamentos de perdas. Os relatórios antecipados são importantes para, caso seja necessário, comprovar em, por exemplo, situações de emergência, já que há financiamento de produções e as perdas podem comprometer os investimentos dos produtores.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, Delcimar Borin, lembrou que a estiagem também atinge produções em Santa Flora e Passo do Verde, mas a principal preocupação é mesmo em Santa Flora. Segundo ele, na segunda quinzena de janeiro uma nova reunião será realizada para fazer uma avaliação geral.

“Queremos ter informações de quantos produtores foram atingidos e quantos hectares perdidos. Precisamos estar com todos os dados para nos antecipar aos problemas que podem surgir se a estiagem permanecer”, finalizou Borin.

 

Texto: Mauricio Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial