Notícias

04/01/2018 04/01/2018 16h37m

Prefeito Jorge Pozzobom participa de cerimônia que reconduz Paulo Burmann ao cargo de reitor da UFSM


Prefeito Jorge Pozzobom destacou a aproximação que tem buscado junto à UFSM para avançar no desenvolvimento de Santa Maria (Foto: Deise Fachin)

Solenidade marcou também a posse do novo vice-reitor da instituição de ensino e dos pró-reitores

 

A manhã desta quinta-feira (04) marcou a recondução do professor Paulo Afonso Burmann ao cargo de reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin e secretários do Governo Municipal também participaram da solenidade, que marcou, ainda, a posse do vice-reitor, professor Luciano Schuch, e de novos pró-reitores e cargos de direção, que passaram a integrar a gestão da instituição de ensino. A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções da UFSM e contou também com a despedida de Paulo Bayard, que atuou como vice-reitor no primeiro mandato de Burmann.

O prefeito Jorge Pozzobom, que é egresso do curso de Direito da UFSM, ressaltou a relevância da instituição, tanto em nível local, quanto nacional e mundial. O chefe do Executivo ainda destacou a aproximação que promoveu, no início de seu mandato, em 2017, com o reitor Paulo Burmann e com os demais integrantes da Reitoria, para o desenvolvimento de Santa Maria. Pozzobom destacou ações que já estão em andamento e que podem vir a ser viabilizadas junto à instituição de ensino, como o mapeamento das estradas do Interior (que já foi feito), para verificar as condições e as necessidades de investimento, e a atuação na Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson Paulo Noal, em Camobi.

“Ano passado foi a primeira vez que a Prefeitura inteira veio para dentro da Universidade, para se apresentar e ser parceira. Neste ano, vamos, novamente, fazer essa visita oficial, para o reitor, o vice e o conjunto de novos pró-reitores. Não temos alternativa para avançarmos pela cidade de Santa Maria se não for por meio de uma parceria com as nossas universidades e demais instituições. Temos propostas inovadoras, que vamos conduzir de maneira clara e concreta. Algumas pessoas disseram que existe um muro entre a Universidade e a Prefeitura e a sociedade. Isso não é verdade. O que deve existir, sempre, é a vontade, de fato, de fazer um trabalho conjunto pelo bem de Santa Maria”, ressaltou o prefeito Pozzobom.

Durante a cerimônia de recondução ao cargo, os presentes acompanharam um vídeo com as principais ações desenvolvidas na Gestão 2014 – 2017, em que Burmann esteve, pela primeira vez, à frente da Reitoria. Entre as ações elencadas, foram apresentados os avanços no Sistema de Seleção Unificada (SISU), o vestibular indígena, a ampliação e expansão universitária, entre outras ações. O reitor Paulo Burmann elencou as dificuldades enfrentadas em seu primeiro mandato, principalmente em função da restrição orçamentária e do corte de verbas federais. Ainda destacou indicadores e ações positivas da instituição, bem como o empenho de quem faz a UFSM acontecer, reforçando seu comprometimento com essa nova gestão.

“A UFSM nasceu para a cidadania, para a formação de pessoas, para gerar ideias. Temos um compromisso com sociedade. Não estamos em uma posição confortável, ainda temos muito o que fazer pela nossa universidade. E, aqui, eu reafirmo meu compromisso, com integral dedicação, para uma UFSM cada vez melhor”, destacou Burmann.

A solenidade contou com a presença do chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez; do secretário e da adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk e Ticiana Fontana; do coordenador executivo do Gabinete de Governança, Carlos Pippi Brisola; do presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Vilson Serro; além de outras autoridades políticas; civis; militares; religiosas; gestores de universidades; e os ex-reitores da UFSM, Odilon Marcuzzo do Canto e Paulo Sarkis.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial