Notícias

25/10/2017 26/10/2017 12h25m

Prefeitura oferece oficinas de capacitação para gestores dos museus de Santa Maria


A Casa de Memória Edmundo Cardoso é uma das 16 instituições que integram o Sistema Municipal de Museus (Foto: Deise Fachin)

Atividade é promovida pelo Sistema Municipal de Museus e vai abordar dois temas distintos

 

Com o objetivo de capacitar os gestores das instituições museológicas de Santa Maria, a Prefeitura realiza, nos dias 28 de outubro e 04 de novembro, duas oficinas de formação promovidas pelo Sistema Municipal de Museus. As atividades serão ministradas por profissionais com amplo conhecimento na área de Gestão de Acervos de Museus.

A primeira oficina, no sábado (28), será ministrada pela docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e graduada em Museologia, Ana Ramos Rodrigues, com o tema “Documentação Museológica”. O local desta atividade será a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide (Avenida Presidente Vargas, nº 1.300)

 No dia 04 de novembro, os participantes participam da oficina “Noções Básicas de Fotografia”, ministrada pela professora do Centro Universitário Franciscano (Unifra), Laura Fabricio, em local a definir.

As duas atividades serão realizadas das 8h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min. A capacitação é promovida pelo Sistema Municipal de Museus, com apoio do Fundo Municipal de Museus e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail sistemademuseussm@gmail.com.

 

SAIBA MAIS
O Sistema Municipal de Museus de Santa Maria (SMM/SM) foi criado em 2004 com a finalidade de facilitar o diálogo entre museus e instituições afins, cumprindo uma das premissas da Política Nacional de Museus.  Dentre os objetivos dos SMM-SM está a formação dos gestores das instituições museais do Município. A capacitação técnica do conselho gestor ocorre por meio da liberação do recurso disponibilizado pelo Fundo Municipal do Sistema Municipal de Museus (FUSMM), vinculado diretamente à Secretaria de Município da Cultura, Esporte e Lazer.

 

SOBRE AS MINISTRANTES
Ana Ramos Rodrigues é licenciada em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2009), tem graduação em Museologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015), mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2014) e é doutora em Políticas Públicas pela UFRGS.

Laura Fabricio é graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI (2001) e mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2009). Tem experiência na área de Comunicação Visual, com ênfase em fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia de imprensa, fotojornalismo, fotografia publicitária, linguagem fotográfica, fotografia e produção de sentidos, fotografia e representação, fotografia e subjetividade. 

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial