Notícias

25/10/2017 25/10/2017 09h35m

Imposto Solidário: Sescon reforça a campanha de arrecadação de recursos para os fundos assistenciais


Comitiva do Sindicato de Empresas Contábeis apresentou algumas ações que já estão sendo desenvolvidas em âmbito estadual (Foto: João Alves)

Contribuintes têm até o final do ano para destinar até 6% do Imposto de Renda devido para os fundos municipais da criança, adolescente e idoso

Os santa-marienses têm até o final do ano para fazer uma boa ação e destinar parte do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FMDCA) e o Fundo Municipal do Idoso (Fumid). Por meio da campanha Imposto Solidário, é possível deduzir até 6% imposto devido, que irá exclusivamente para as entidades assistenciais que possuem projetos aprovados junto aos conselhos municipais. E, para ajudar nesta tarefa, a Prefeitura de Santa Maria recebeu um reforço de peso nesta terça-feira: uma comitiva do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Rio Grande do Sul (Sescon-RS) esteve  na cidade para trocar experiências sobre as ações que já desenvolvidas em âmbito estadual.

Os representantes do Sescon-RS fizeram uma apresentação detalhada ao vice-prefeito Sérgio Cechin, que convocou ao Gabinete de Governança os secretários de Finanças, Jean-Pier Esquia, do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, de Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto de Almeida Rosa, além do Assessor Superior de Comunicação, Roberto Oliveira, e da coordenadora do Programa Municipal de Educação Fiscal, Rosaura Vargas. O trabalho da entidade que reúne os profissionais de Contabilidade está sendo desenvolvido em todo o Estado, mas, em Santa Maria, ele terá uma abordagem toda especial. A Cidade Coração Rio Grande possui um potencial de captação, via Imposto de Renda, de R$ 16.382.014,14 . Porém, apenas R$ 719.467,97 (o que corresponde a 4,39%) é destinado para as entidades assistenciais. Neste ano, já com a nova Administração Municipal, arrecadação para dos fundos municipais teve um crescimento de 43% comparada a 2016, mas o valor ainda pode e precisa aumentar.

“É um recurso que poderia ficar em Santa Maria para ser aplicado diretamente em projetos sociais que são desenvolvidos na nossa cidade, mas que estamos ‘perdendo’, que está indo para Brasília”, destacou o secretário de Finanças, Jean-Pier Esquia.   

“Santa Maria, pela característica da população, e uma presença forte do funcionalismo público, possui um grande potencial de arrecadação. Isso precisa ser explorado”, reforçou a diretora do Sescon-RS, Lúcia Helena Haas.

Para orientar os contribuintes a como fazer a dedução do valor devido para o Imposto Solidário, os profissionais de Contabilidade têm um papel fundamental. E é por isso que o Espaço Contábil Região Centro também está engajado na campanha, com todas as suas entidades associadas: Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RS), Sescon-RS, Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Santa Maria (Sincotec-SM) e Associação dos Profissionais da Contabilidade de Santa Maria.

“O profissional de Contabilidade é muito importante neste processo, pois, além, explicar ao cliente a forma de fazer e para onde irá o valor que será deduzido, ele tem ainda um poder de convencimento. Vamos nos somar a esta campanha”,  garantiu o vice-presidente do CRC-RS, Paulo Comazzetto.

ESCOLHA O DESTINO

Em nível estadual, já são desenvolvidas diversas iniciativas dentro da campanha Escolha o Destino. Trata-se de uma ação integrada entre o Governo do Estado, os Poderes Legislativo e Judiciário, o Ministério Público, instituições governamentais, organizações da sociedade civil, empresas e cidadãos para atender a crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social em todo o Rio Grande do Sul. A campanha é promovida pelo Gabinete de Políticas Sociais e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com diversos órgãos e instituições, e conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Estadual da Pessoa Idosa.

Mais informações em www.escolhaodestino.rs.gov.br

Texto: Ramiro Guimarães (Mtb 13009)
Fotos: João Alves
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial