Notícias

03/05/2017 03/05/2017 09h44m

Especial 45 anos de festivais: Musical Noites Gaúchas (en)canta no Livro Livre de Santa Maria


Espetáculo revisitou canções que ficaram marcadas na história do Rio Grande (Fotos: Deise Fachin)

Prefeitura Municipal também lançou o CD e DVD da XXIV Tertúlia Musical Nativista

 

A noite de terça-feira (03) no palco do Livro Livre, na Feira do Livro de Santa Maria, foi de muita história nativista. Por meio de canções tradicionalistas que se perpetuaram à cultura gaúcha e ultrapassaram o tempo, o espetáculo Musical Noites Gaúchas – Especial 45 anos de festivais trouxe ao público músicas eternizadas na memória dos rio-grandenses e que embalaram as décadas passadas. Na oportunidade, a Prefeitura do Município lançou o CD/DVD da XXIV Tertúlia Musical Nativista, ocorrida em 2016.

Acompanhados de um rádio antigo decorativo, os músicos Ricardo Freire, Tuny Brum, Ângela Gomes e Sergio Rosa subiram ao palco e, por meio das estações radiofônicas, lembraram década a década das músicas gauchescas. Iniciando lá nos anos 1950, com a canção “Noites Gaúchas”, de Paraguassú, eles passaram pelos anos 1960 entoando “Céu, Sol, Sul”, e chegaram até os 70 com “Guri”, dos Serranos. Nesta última década, contavam os artistas, iniciava-se os festivais, como a Barranca, de São Borja, e a Califórnia da Canção Nativa.

Já na década de 1980, quando houve a proliferação dos festivais, como a Tertúlia, nascida no Coração do Rio Grande, os músicos convidaram o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, para participar da festa no palco do Livro Livre. Além de prestigiar o espetáculo, o chefe do Executivo e a titular da pasta lançaram o CD e DVD da XXIV Tertúlia Musical Nativista e III Tertulinha.

“É um material brilhante, de grande qualidade e importância, pois é nossa missão preservar os costumes e raízes”, destacou a secretária em referência ao CD/DVD.

O prefeito acrescentou a necessidade de investir nos pequenos artistas do Município e, aproveitou a oportunidade, para afirmar que arranjará recursos para realizar, este ano, a Tertúlia Musical Nativista. Ele também elogiou a Feira do Livro e a estrutura montada para receber o público.

“Estamos fazendo o nosso melhor e, apesar de ter muito a crescer ainda, valorizamos muito a nossa Feira do Livro, nossos artistas e nossa população”, argumentou Pozzobom.

Após o lançamento, os músicos relembraram e cantaram duas músicas conhecidas dos gaúchos, que foram lançadas na Tertúlia de Santa Maria: No Coração do Rio Grande, de Porca Veia, e o tradicional Canto Alegretense, de Bagre e Nico Fagundes.

O espetáculo seguiu revisitando músicas tradicionalistas, desde os belíssimos chamamés até as mais conhecidas vaneiras, colocando o público para cantar e enchendo-os de orgulho das canções que, ao longo das décadas, fazem parte da história do Rio Grande do Sul.  

A Feira é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Centro Universitário Franciscano, Câmara do Livro, Cesma, e 8ª Coordenadoria Regional de Educação.A programação cultural é financiada pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria. Neste ano, a Feira do Livro ainda conta com patrocínio do Sicredi, co-patrocínio da Rede Vivo Supermercados e Arroz Rei Arthur e Apoio Cultural da Eny Calçados e Fundação Eny. A programação cultural tem planejamento e produção executiva da Chili.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial