Inicial > Notícias > Prefeitura recebe inovador Caminhão de Bombeiros,...

Notícias

11/03/2015 11/03/2015 17h09m

Prefeitura recebe inovador Caminhão de Bombeiros, de fabricação russa, e repassa ao 4º CRB


“É um marco na história dos Bombeiros, não só em Santa Maria como no Estado. Talvez estejamos modificando as técnicas de combate ao fogo, no Brasil”. As palavras do comandante do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Luis Gonçalves Maya, ao se referir ao novo Caminhão de Bombeiros, adquirido pela prefeitura junto à empresa russa Fire Group Priority, e repassado à guarnição dos Bombeiros, refletem a importância do novo equipamento para Santa Maria e, por consequência, para o país.

O veículo é fruto de um esforço pessoal do prefeito Cezar Schirmer, que, junto ao diretor da empresa Rosoboron Export, Ricardo Marques, intermediou a negociação com a empresa russa Fire Group Priority. Schirmer ainda lamentou o conjunto de burocracias que contribuíram para a demora na liberação do veículo, no Porto de Rio Grande. “Ficamos com este caminhão parado por um ano no porto. Hoje, se comprava a capacidade, o talento e o espírito público para a superação de desafios. Deus queira que este seja o símbolo de novas ações”, salientou o chefe do Executivo.

Schirmer destacou a importância do veículo para a cidade. “Há um duplo significado neste dia histórico: o primeiro é a proximidade, o empenho e a dedicação do governo russo em nos alcançar um caminhão que traduz o que há de moderno e de possível no combate ao fogo e ao salvamento de vidas. E, em segundo, o nosso desejo de que este seja um símbolo precursor a augurar a futura instalação de uma indústria produtora dessa tecnologia no Brasil e que seja aqui em Santa Maria”, disse.

A entrega do veículo foi feito em uma solenidade, nesta quarta-feira (11), às 10h, na Rua Venâncio Aires, em frente à Praça Saldanha Marinho. Em seguida, às 11h30, o prefeito Cezar Schirmer, o comandante Maya, o diretor da empresa Rosoboron e os diretores da empresa Fire Group se deslocaram à guarnição dos Bombeiros para uma demonstração da funcionalidade do veículo.

Rústico, caminhão é mais forte que os atuais

A aparência do veículo é rústica e simples. Entretanto, sua força, capacidade e tecnologia impressionam. O chassi do caminhão é mais elevado que os normais e o mesmo possui tração nas seis rodas – o que possibilita o deslocamento em qualquer tipo de terreno. “Está agregando a possibilidade de fazermos o combate do fogo em mato, que antes fazíamos sem água, e hoje poderemos fazer com água”, salientou o comandante dos Bombeiros.

O reservatório de água possui a capacidade de cinco mil litros. “Este tanque é abastecido em três minutos, o que nos proporciona mais agilidade no combate a incêndios”, resumiu Maya. Além disso, o veículo possui um reservatório de 360 litros de Líquido Gerador de Espuma (LGE). “Alguns materiais que queima, derivados de petróleo e líquido de combustíveis, por exemplo, são melhores combatidos com a espuma”, explicou o tenente-coronel.

Jornalista Luiz Otávio Prates, com a colaboração de André Campos
Fotos: João Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial