Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

08/07/2014 09/07/2014 12h13m

Prefeitura anuncia instalação de semáforo com dispositivo exclusivo para o Corpo de Bombeiros


Fotos: Flamarion Ribeiro (SMU). Cruzamento receberá grupos semafóricos para organizar o trânsito e facilitar a atividade emergencial do Corpo de Bombeiros/Foto: João Alves

O trânsito da cidade e suas condições de trafegabilidade e segurança têm sido preocupações permanentes da Prefeitura de Santa Maria.  Além dos trabalhos semanais de revitalização das estruturas de sinalização, os órgãos municipais trabalham para estruturar e organizar o trânsito na cidade. Neste sentido, após estudos realizados pelos técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), o cruzamento da Rua Coronel Niederauer com a Rua Visconde de Pelotas, no Centro da cidade, irá receber grupos de semáforos para organização do tráfego. A instalação deve iniciar ainda nesta semana.

O local contará com dois semáforos veiculares, quatro exclusivos para pedestres e ainda um semáforo auxiliar, que irá facilitar a saída das viaturas do 4º Comando Regional de Bombeiros (CRB), localizado na Rua Coronel Niederauer, n° 890, próximo ao cruzamento. O semáforo auxiliar será acionado pelo próprio Corpo de Bombeiros, na central de telefonia, quando houver alguma emergência.

As tratativas para a instalação dos semáforos ocorreram na manhã desta segunda-feira (7), em reunião na sede do Corpo de Bombeiros (4º CRB), com a presença do secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, dos servidores da pasta, Flamarion Ribeiro e Sílvio Souza, e do major Francisco Otávio Rodrigues Nunes. O major Otávio acredita que a implantação do semáforo vai proporcionar melhores condições para o trânsito no local. “É uma via preferencial, com um rápido fluxo de veículos. Nos casos de chamadas de emergência, a sinalização era feita pessoalmente pelos soldados”, relata o Major. 

De acordo com o cronograma de atuação da SMU, as obras para instalação dos grupos semafóricos na Rua Cel. Niederauer devem iniciar durante esta semana. Passini, entende a importância dos equipamentos para a segurança do trânsito na região. “Além do conforto gerado pelo semáforo de pedestres, o semáforo exclusivo vai auxiliar no serviço do Corpo de Bombeiros, ocasionando maior segurança em uma via de grande fluxo de veículos, como é aquele cruzamento”, argumenta o secretário.

Texto: Jornalista Vera Jacques
Fotos: Flamarion Ribeiro (SMU)

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial