Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

29/05/2023 29/05/2023 20h28m

Em solenidade, Prefeitura comemora os 25 anos da Municipalização do Trânsito em Santa Maria


Durante o evento, foram entregues diplomas para o prefeito Jorge Pozzobom, para o vice Rodrigo Decimo e para os primeiros organizadores da Diretoria Municipal de Transportes (DMT)

A tarde desta segunda-feira (29) foi muito festiva em virtude da comemoração dos 25 anos da Municipalização do Trânsito em Santa Maria (histórico, abaixo). A data foi lembrada em uma solenidade organizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, no Itaimbé Palace Hotel.

Durante o evento, o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, entregou diplomas como gesto de agradecimento para o prefeito Jorge Pozzobom, o e vice, Rodrigo Decimo, no ato representado pelo chefe de Gabinete, Álvaro Barreto Lisboa, pelo maior investimento da história de Santa Maria no órgão executivo de trânsito, que promove a segurança e o cuidado das pessoas. Também receberam diploma de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Município de Santa Maria na estruturação do órgão executivo de trânsito no ano de 1998, Elizabete Tiemme, Edson Valdir Pinto de Oliveira, Antonio Carlos Pedron e Vilmar Silveira de Freitas. 

Após receber o diploma, o prefeito agradeceu e lembrou da satisfação em ver a Coordenadoria de Trânsito numa sede própria e bem estruturada.

“Nossa administração se preocupa com quem cuida da cidade. Por isso, conseguimos dar uma nova cara, isto é, um novo visual para o antigo DMT, que agora é Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU). No trânsito, precisamos ser prudentes na velocidade, mas sabemos que a ausência de velocidade gera a burocracia em qualquer administração. A felicidade é grande em ver a equipe de trânsito toda uniformizados. Santa Maria é exemplo para muitos municípios do Estado. E como sempre digo, a educação começa na base, quando a criança está na infância. Tem professores que tratam do assunto Educação para o Trânsito em disciplinas na sala de aula, isso é muito importante. Fica meu agradecimento e respeito, tenho orgulho e respeito por toda a equipe. Aqui vocês têm mais que um prefeito, vocês têm um amigo”, enalteceu Pozzobom.

O secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, recordou da época em que fez parte do DMT em 1998, falou da sua trajetória e satisfação em poder comemorar os 25 anos deste órgão de segurança que cuida diariamente dos santa-marienses.

“Gratidão a todos que estiveram ao nosso lado quando idealizamos o departamento e, principalmente ao prefeito Jorge Pozzobom, que acredita no nosso trabalho, e recuperou a autoestima de cada agente de trânsito, proporcionando melhores condições de trabalho. O Executivo fez o maior investimento da história de Santa Maria em segurança pública e em segurança viária, e o maior investimento em educação para o trânsito. Nosso trabalho foi apenas organizar metodologias, e executar na prática tecnicamente a função. Com isto, também registramos, pelo quarto ano consecutivo, a maior redução de mortes e sinistros de trânsito com lesão corporal de toda história do Município, cumprindo assim, a nossa missão mais importante que é cuidar das pessoas para que todos voltem para casa”, comemorou o secretário.

A solenidade também contou com a participação dos secretários de Desenvolvimento Social, João Chaves, e de Licenciamento e Desburocratização, Beloyannes Pietro Junior, além de servidores da Mobilidade Urbana, de representantes do 1º Regimento de Polícia Montada (RPMon), Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Geral de Perícias, Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), e Centros de Formação de Condutores (CFCs) Viacentro e Ativa.

HISTÓRICO 

Em 1998, com a entrada em vigor da Lei nº. 9.503/1997 é criado o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Através da Lei Municipal nº. 4.160, de 29/05/1998, foi criada a Diretoria Municipal de Transportes e Trânsito de Santa Maria, denominada DMT vinculada a então Secretaria de Município de Viação e Transportes que passa a fazer a fiscalização de trânsito nas vias urbanas no Município de Santa Maria. Tendo como organizadores e a primeira direção da DMT o Capitão da Reserva Edson Pinto Flores de Oliveira, e na direção técnica de trânsito Orion Ponsi, atual Secretário de Município de Mobilidade Urbana, sendo que a primeira servidora designada para o DMT foi Elisabete Tieme, logo em seguida, se incorporaram à equipe Vilmar Freitas e Antonio Carlos Pedron, e a servidora municipal Valdirene Teixeira Brum.

A primeira sede do DMT foi no ginásio do Centro Desportivo Municipal (CDM), numa pequena sala, onde foram realizadas as primeiras organizações básicas do trabalho. Ainda em 2018, foi transferido para a sede localizada aos fundos do CDM com frente para a Rua Tuiuti, tendo lá permanecido por quase 20 anos. 

Desde 1998, através da Secretaria de Município de Viação e Transportes, trataram como ente apartado da estrutura municipal. Já atualmente, a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) foi incorporada definitivamente à Secretaria de Mobilidade Urbana, exercendo as atividades de fiscalização de trânsito e compartilhando atividades no Município de Santa Maria, tanto na engenharia de tráfego e educação para o trânsito, exercendo sobre tudo além da harmonização, organização e gestão de tráfego, a garantia de proteção à vida e a segurança de toda a população santa-mariense. Os primeiros fiscais incorporados ao DMT foram formados na Brigada Militar, compondo uma turma de 35 agentes.

O atual superintendente de Trânsito é Alexandre Brondani Carvalho. A Coordenadoria conta com doze viaturas operacionais, sendo cinco veículos leves, seis motocicletas, e um veículo leve equipado com sistema de videomonitoramento. Possui 35 agentes de trânsito, num total de 70 servidores da Secretaria de Mobilidade Urbana, distribuídos na administração, área técnica, sinalização, educação e fiscalização de trânsito e transportes. O fiscal Roberto Zigler é o único agente que permanece atuante na fiscalização de trânsito desde a fundação do DMT, nunca tendo se afastado da função.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial