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Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

08/11/2022 09/11/2022 09h35m

Reunião pública sobre a licitação do transporte coletivo ouviu população do Bairro Centro


Foto: João Vilnei (Mtb 18.086)

Já nesta quarta-feira (9), o encontro será no Salão Paroquial da Igreja Santa Catarina, no Bairro Itararé, às 19h

A terceira reunião pública sobre a licitação do transporte coletivo ocorreu na noite desta terça-feira (8), no Salão de Atos do Colégio Marista Santa Maria, no Bairro Centro. Representantes da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, esclareceram dúvidas e também ouviram sugestões da população. No ato, o secretário da Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, apresentou os detalhes do processo e ouviu sugestões dos moradores do Município para melhorar o sistema. 

Nesta quarta-feira (9), o encontro será no Salão Paroquial da Igreja Santa Catarina, no Bairro Itararé, às 19h. A primeira reunião ocorreu na quinta-feira (3), no CTG Sentinela da Querência, no Bairro Camobi, e segunda ocorreu na noite desta segunda-feira (7), Ginásio da Escola Batista, no Bairro Salgado Filho. Há ainda outras reuniões previstas, em todas as regiões de Santa Maria, e mais uma audiência pública, de caráter formal, em 24 de novembro, na Praça Saldanha Marinho, às 18h (dias e locais, abaixo). 

Ao chegar para a reunião nesta segunda, os participantes, entre eles usuários do transporte coletivo, empresários do setor, representantes de entidades e vereadores, receberam panfletos com respostas para as principais dúvidas sobre a licitação. As perguntas “porque Santa Maria vai realizar a licitação para o transporte coletivo?”, “quais são os benefícios que a licitação vai trazer para a população?”, “a licitação vai interferir no preço da passagem?”, “o que a licitação diz sobre a quantidade de linhas de ônibus?” e “quanto às paradas?” estão respondidas no material, que será distribuído em todas as discussões com a comunidade.

O secretário Orion Ponsi mostrou os principais itens previstos para o novo contrato. Antes de explicar pormenores da licitação, ele lembrou os impactos que a pandemia trouxe para o sistema: foram 28.756.105 passageiros transportados em 2019, antes da crise sanitária, número que caiu para 16.152.542, conforme projeção total para 2022. 

“Todo o processo foi feito de forma muito transparente para a elaboração do Plano Diretor do Transporte Público. Queremos colocar qualidade no transporte coletivo. Trabalhamos com transparência, responsabilidade e gestão, por isso, esses encontros são importantes para ouvir os anseios da comunidade”, disse o titular da pasta.

Em seguida, Ponsi explicou as medidas tomadas pelo Município para evitar que o custo do sistema não fosse repassado integralmente aos usuários. O subsídio de R$ 6,24 milhões foi a principal delas, além da unificação de linhas com poucos passageiros, a isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para as empresas concessionários em 2021 e a redução no número de cobradores, ações necessárias para evitar o aumento tarifário ainda maior. Atualmente, a passagem custa R$ 4,50 para quem utiliza os cartões Cidadão e Vale-transporte e R$ 5 para quem paga em dinheiro.

Os presentes acompanharam atentos a explanação do secretário. Após, foi aberto o espaço para manifestações e alguns moradores deixaram suas reivindicações, como:

“Vejo muitos pontos positivos apresentados aqui, como a recarga do cartão cidadão via pix. É ótimo e muito prático. Mas gostaria de pedir atenção dos gestores para o acréscimo de horários das linhas. Sou moradora da Vila Rossi, vim até esta reunião pública para fazer esta reivindicação. Os moradores da Rossi organizamos uma lista de horários que precisamos de linha e não passa o transporte público nestes momentos. Por favor, escutem de fato quem é usuário do serviço”, pontuou Maria Catarina Matiuzzi Rodrigues. 

“Os representantes do sindicato (dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários) há anos participam das reuniões referentes ao transporte público e estamos em mais esta para fazermos o pedido: reavaliem a retirada de cobradores. São profissionais que ficarão desempregados”, comentou o presidente Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover), Rogério Santos da Costa.

O QUE A LICITAÇÃO VAI EXIGIR?
Os presentes puderam conhecer as exigências da licitação para a empresa que irá operar as linhas de ônibus. Entre as informações apresentadas, está o número de linhas, no total de 20, a unificação das tarifas urbanas e distritais (não haverá mais diferença de preço entre os ônibus das zonas urbanas e rurais), a quantidade de ônibus que terão ar-condicionado, prevista em 30% da frota, a idade média dos ônibus, que será de 8 anos, e a quantidade de cobradores exigidos: de 25% a 28% dos ônibus, nas linhas mais demandadas e nos horários de pico.

Quanto às frequências das linhas, o secretário explicou que a Prefeitura vai baseá-las em estudos técnicos, conforme a demanda. Porém, Ponsi convidou que as pessoas colaborassem e sugerissem horários, pois convivem com as dificuldades de perto. O secretário tomou nota durante a fala dos participantes da reunião. As definições agora, antes da licitação, e no decorrer do contrato serão tomadas de forma conjunta entre Prefeitura e população.

As novas tecnologias também foram tema da apresentação. A empresa vencedora do processo precisará aceitar cartões de crédito e de débito, bem como QR Code, para pagamento da passagem. Ao mesmo tempo, os ônibus terão câmeras de videomonitoramento interno, para maior segurança aos passageiros. E o que é bastante aguardado pelos usuários, um novo aplicativo para acompanhamento dos horários dos ônibus, também constará no contrato. Todas as tecnologias estarão interligadas no chamado Centro de Controle Operacional (CCO) no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria, na Avenida Nossa Senhora Medianeira.

Para Orion Ponsi, todas as sugestões da população são bem-vindas, mas ele fez questão de frisar que as propostas da Prefeitura na licitação estão firmadas em estudos técnicos, dos quais a maior parte foi realizada pela empresa Pró-Cidades, contratada via licitação ainda em 2019 para elaborar o Plano Diretor de Transporte Coletivo de Santa Maria. Ao mesmo tempo, o secretário lembrou que todas as melhorias que os usuários exigirem têm impacto no preço da tarifa e que, portanto, deve haver equilíbrio.

O novo contrato tem previsão de duração de 10 anos e prevê a realização periódica de pesquisas de opinião sobre a qualidade do serviço. A licitação será lançada após o término de todos os encontros com a comunidade. As discussões públicas terão fim em 24 de novembro, na Praça Saldanha Marinho, em uma audiência pública que servirá para validar do processo. Depois, a licitação será enviada pela Prefeitura ao Tribunal de Contas para, posteriormente, ocorrer a sua publicação. A parte que compete ao Município será concluída até o início de dezembro, de acordo com o secretário de Mobilidade Urbana.

OUTRAS NOVIDADES
Para além do processo licitatório, a Prefeitura fará outros investimentos na infraestrutura do transporte coletivo. As destacadas pela Prefeitura na reunião pública foram a construção de um novo terminal de embarque e desembarque na Avenida Rio Branco e a instalação de corredores de preferenciais para ônibus nas ruas Riachuelo e André Marques e na Avenida Presidente Vargas e o início das tratativas para fazer o mesmo na RSC-287, a Faixa Nova de Camobi, e na ERS-509, na Faixa Velha de Camobi, vias que não são de domínio do Município.

Veja toda a apresentação completa no PDF em anexo.

Participaram da reunião pública nesta terça da Promotoria de Justiça de Santa Maria, a promotora Giani Saad, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Condutores de Veículos Rodoviários de Santa Maria e Região (Sitracover), Rogério Santos da Costa, o vereador Admar Pozzobom e representantes do gabinete da vereadora Luci Duartes.

Como representantes da Prefeitura estiveram o assessor superior de governo, Leonardo Kortz, o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rui Fabrin, o superintendente de Mobilidade Urbana, Silvio Souza, e demais servidores da pasta de Mobilidade Urbana e do Gabinete do Prefeito.

PROGRAMA-SE
Reuniões públicas sobre o transporte coletivo:
• 9 de novembro (quarta-feira) – Salão Paroquial da Igreja Santa Catarina, no Bairro Itararé, às 19h
• 10 de novembro (quinta-feira) – CAIC Luizinho de Grandi, no Bairro Lorenzi, às 19h
• 11 de novembro (sexta-feira) – Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Bairro Centro, às 9h
• 16 de novembro (quarta-feira) – Auditório C do Prédio 18 da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Bairro Camobi, às 19h
• 17 de novembro (quinta-feira) – Escola Diácono João Luiz Pozzobon, na Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, às 19h
• 18 de novembro (sexta-feira) – Escola Irmão Quintino, na Vila Caramelo, no Bairro Juscelino Kubitschek, às 19h
• 21 de novembro (segunda-feira) – Piquete Manoel Pinto, no Passo das Tropas, às 19h
• 22 de novembro (terça-feira) – Colégio Marista Santa Marta, no Bairro Nova Santa Marta, às 19h
• 23 de novembro (quarta-feira) – Associação Comunitária, no Bairro Tancredo Neves, às 19h

Audiência pública sobre o transporte coletivo:
• 24 de novembro (quinta-feira) – Praça Saldanha Marinho, no Bairro Centro, às 18h

Saiba aqui mais informações sobre o Transporte Transparente.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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