Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

22/03/2020 23/03/2020 12h43m

Prefeitura restringe uso e horários do transporte coletivo para evitar disseminação do coronavírus


Transporte coletivo vai funcionar das 6h às 21h com restrições de uso para a população em geral, principalmente idosos, que integram grupo de risco

A Prefeitura de Santa Maria tratou, neste domingo (22), quanto às medidas necessárias para evitar a disseminação do coronavírus a partir do transporte coletivo urbano, razão pela qual haverá, a partir desta segunda-feira (23), novas restrições em vigor. Seguem os novos horários de funcionamento e quem poderá fazer uso do transporte coletivo:

Segunda-feira (23)*

  • 6h às 9h
  • 11h às 14h
  • 17h às 21h

*Acesso permitido para a população em geral, mas, idosos, somente com Cartão SUS

A partir de terça-feira (24)*:

  • 6h às 9h
  • 11h às 14h
  • 17h às 21h

*Somente será permitido o uso por profissionais ligados aos serviços essenciais, desde que com identificação física ou virtual. Já idosos, somente com Cartão SUS

De acordo com o Conselho Estratégico de Gestão de Crise (CEGC), o Sistema Integrado Municipal ajustará os horários das linhas de ônibus nesta segunda e os colaboradores do Sistema Integrado Municipal (SIM) estarão orientados a atender às regras determinadas. As decisões levaram em consideração a necessidade do transporte de idosos (considerado pelo Poder Público grupo de risco), a campanha de vacinação que começa nesta segunda, e o transporte de profissionais que prestam serviços essenciais, como os ligados à saúde, segurança e ao ramo de gêneros alimentícios, como supermercados. 

“Estamos fazendo isso para que a população esteja preparada, ciente da necessidade dessas medidas. Contamos com a colaboração de todos. Não estamos fazendo isso para causar problemas, mas para garantir a segurança de todos”, disse o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez.

Cortez ressalta que, na terça-feira, deve haver nova avaliação para verificar se haverá alterações no esquema proposto e posto em prática neste momento. Até lá, a fiscalização será reforçada.

A Prefeitura orienta que o uso do transporte coletivo seja feito somente se estritamente necessário. Ainda assim, tomando os cuidados de higiene previstos pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o uso de álcool em gel e com as janelas abertas. Além disso, o Executivo Municipal determinou que os veículos terão como capacidade máxima o número de pessoas que podem ir sentadas, ou seja, o transporte de pessoas em pé está proibido. Na última sexta-feira (20), o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, emitiu uma nota técnica tratando dos cuidados que precisam ser adotados. Haverá mais veículos nos horários previstos para que não haja atrasos nas linhas. Os horários dos ônibus poderão ser conferidos clicando aqui.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial