Inicial > Mobilidade Urbana > Notícias > Mês de novembro inicia com duas...

Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

06/11/2018

Mês de novembro inicia com duas mostras de arte nos espaços expositivos mantidos pela Prefeitura


Arte: Divulgação/Prefeitura

As exposições realizadas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer têm entrada franca e ficarão abertas para visitação até 30 de novembro

Duas exposições marcam a agenda cultural de Santa Maria na segunda semana de novembro. As mostras, promovidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, ocupam espaços expositivos mantidos pela Prefeitura e são abertas para visitação da população. Ambas inauguraram nesta terça-feira (06) e serão mantidas nos espaços até 30 de novembro, no Museu de Arte de Santa Maria (MASM). Sendo elas a exposição “Mãos no Tempo”, na sala Monet Plaza Arte; e a exposição “Self Portrait – Autorretratos”, na sala Iberê Camargo, no MASM.

A exposição “Mãos no tempo” busca possibilitar a reflexão sobre a temporalidade, e todas as suas nuances. O tempo enquanto espaço, momento equânime e único, o fim de uma era ou começo de outra, a circunstância adversa da vida em suas múltiplas faces. As obras pertencentes ao acervo do MASM dialogam com a temática, através da imagem, da pincelada, da forma e composição, dos elementos ou da sua desconstrução criando novas leituras e percepções, em diferenciadas dialéticas e poéticas. Participam da exposição os seguintes artistas visuais: Aline Arend, Alphonsus Benetti, A.M.O, Érico Santos, Líbia Albrecht, Luci Sgorla, Mário Rohnelt, Rosana Almendares e Simone Rosa.

Na exposição Self Portrait participam 26 artistas visuais. A proposta da exposição é o autorretrato em diferentes linguagens, técnicas, materiais e tamanhos. O autorretrato que a partir da História da Arte, definido como um retrato de imagem e representação que o artista faz de si mesmo, independente do suporte escolhido. Da renascença italiana, presente na antiguidade clássica, no Antigo Império Egípcio, no período medieval, que a partir do século XV, o gênero autorretrato não escapa da ideia de imagem refletida no espelho, já presente no mito de Narciso. Na pintura brasileira, estima-se que Eliseu Visconti, tenha executado cerca de quarenta autorretratos, representativos das diversas fases de sua produtiva carreira artística. Assim como inspirados em José Pancetti que produziu interessantes trabalhos em pintura ou desenho se autoretratando.

Exposição “Mãos no tempo”
Período: 06 a 30 de novembro de 2018
Local: Sala Monet Plaza Arte

Exposição Self Portrait - Autorretratos
Período da exposição: 06 a 30 de novembro
Local: Sala Iberê Camargo/ Museu de Arte de Santa Maria
Curadoria: Marcio Flores

Texto: Acadêmica de Jornalismo Julia Trombini
Revisão do texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Imagens: Divulgação/MASM
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial