Secretaria de Município de Mobilidade Urbana

13/06/2018 13/06/2018 18h40m

Blitz na Avenida Dores aborda mais de 1,6 mil motoristas para combater inadimplência do IPVA


Fiscalização abordou mais de 1,6 mil veículos e motos (Foto: João Alves)

Ação ocorreu na Avenida Dores, em parceria entre a Prefeitura e a Receita Estadual

 

A Prefeitura de Santa Maria e a Receita Estadual abordaram 1.615 motoristas que trafegavam na Avenida Nossa Senhora das Dores, na manhã desta quarta-feira (13). A blitz, realizada com a intenção de combater a inadimplência, fiscalizou a documentação dos motoristas em relação ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 e ao licenciamento obrigatório.

A ação, realizada também em Porto Alegre e em outras 11 cidades gaúchas, pretendia recuperar R$ 285 milhões que ainda não ingressaram nos cofres públicos por falta de pagamento. O calendário para quitação do IPVA encerrou em abril e, até o momento, 573.156 veículos ainda não regularizaram a documentação no Estado.

Ao final da operação, agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana realizaram 25 remoções e os fiscais da Receita Estadual emitiram 16 intimações, em casos onde o licenciamento está quitado, mas o imposto ainda não foi pago. Nessa situação, o veículo não pode ser recolhido, mas a intimação faz com que o proprietário providencie o pagamento. Na ação desta quarta, dos 16 motoristas intimados, cinco quitaram o débito até o final da tarde.

“O pagamento destes tributos é importante pois 50% líquido da arrecadação do IPVA vêm para o Município. E essa receita é importante para aplicação no próprio Município”, destaca o superintendente de Trânsito e Mobilidade Urbana, Adão Lemos.

Segundo o auditor fiscal da Receita Estadual, Márcio Rocha, são 93.446 veículos emplacados em Santa Maria. Até o momento, 78.608 já quitaram o imposto e a inadimplência gira em torno de 15%.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial