Secretaria de Município de Licenciamento e Desburocratização

18/02/2023 22/02/2023 14h18m

Força-tarefa realiza primeira patrulha educativa para orientar sobre a lei do sossego público


Fotos: Ariéli Ziegler (MTb: 18.114)

Distribuidoras de bebidas e bares foram visitados por equipes da Superintendência de Fiscalização; materiais informativos sobre o consumo de bebidas alcoólicas em via pública foram entregues

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, realizou na noite de sexta-feira (17), a primeira força-tarefa educativa a respeito da lei complementar 159/2022, que proíbe o consumo de bebida alcoólica em via pública entre a meia-noite e às 7h. A lei já esta em vigor, mas, neste momento, as atividades têm caráter pedagógico.

Foram visitados estabelecimentos comerciais, como distribuidoras de bebidas e bares, dos bairros Centro, Camobi, Nossa Senhora do Rosário, Divina Providência, Tancredo Neves, entre outros. As atividades da patrulha ocorreram das 22h de sexta-feira às 3h da madrugada deste sábado (18). Todas as intervenções nos locais foram acompanhadas da Brigada Militar e da Guarda Municipal. As equipes distribuíram materiais informativos de modo a alertar os proprietários sobre a nova lei.

Conforme a superintendente de Fiscalização da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, Andreia Santos, as ações ocorreram dentro do planejado, sem resistência por parte dos proprietários dos estabelecimentos. Ela alerta que os locais deverão passar a exibir a advertência do horário permitido para consumo, conforme consta no artigo de número 6 da lei. Mais atividades educativas estão previstas para os dias de Carnaval.

A partir de junho, serão aplicadas as penalidades previstas, como multa. Em primeira ocorrência, a penalidade será o pagamento de 50 Unidades Fiscais Municipais (UFMs). Já na segunda reincidência, a multa passa para 200 UFMs e na terceira para 2.000 UFMs. 

A lei é de autoria do vereador Getúlio de Vargas e foi sancionada pelo, então, prefeito em exercício Rodrigo Decimo em dezembro de 2022. Acesse aqui o texto completo da lei.

 
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Ariéli Ziegler (MTb: 18.114)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial