Inicial > Infraestrutura > Notícias > Equipes da Prefeitura atuam para reforçar...

Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

13/01/2023 13/01/2023 14h46m

Equipes da Prefeitura atuam para reforçar a infraestrutura na área urbana e no Interior do Município


Patrolamento, limpeza de áreas verdes, manutenção do sistema de drenagem pluvial e reposição de tampas de bueiros são alguns dos serviços realizados diariamente 

Equipes da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, atuam diariamente em diversas frentes para melhorar a infraestrutura na área urbana e no Interior do Município. A manutenção de vias de solo exposto vem sendo executada por duas frentes de trabalho, com patrolamento, empedramento e compactação no Bairro Nova Santa Marta.

Durante a semana, o serviço de corte de grama e limpeza de áreas verdes ocorreu em áreas institucionais junto a Rua Ângelo Uglione, no Centro; no Parque Jockey Clube, no Bairro Juscelino Kubitschek; e no Bairro São José. A limpeza e manutenção também foi realizada em praças dos bairros Camobi e Diácono João Luiz Pozzobon, e nos cemitérios municipais.

Uma ação de limpeza na pista de caminhada e manutenção junto ao Centro Desportivo Municipal (CDM) envolveu equipes das secretarias de Esporte e Lazer, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Meio Ambiente.

Para melhorar o escoamento da água da chuva e desobstruir bueiros e bocas de lobo, uma equipe trabalha regularmente na limpeza do sistema de drenagem de águas pluviais em diversas vias da área urbana. Outra frente segue com o serviço de reposição de tampas de bueiros danificadas ou furtadas junto ao sistema de drenagem em diversos bairros. As novas tampas são em concreto e fabricadas na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Obras em andamento

Diversas obras estão em andamento para melhorar a trafegabilidade em vias urbanas de Santa Maria. Em trecho da Vila Nossa Senhora do Trabalho, no Bairro Salgado Filho, avançam os serviços de empedramento e preparação da base nas ruas Nilo Peçanha e São Miguel e na Travessa São Miguel. Em breve, será executado o pavimento em concreto.

No Bairro Nova Santa Marta, nas ruas dos Branquilhos e Camboatãs, a Prefeitura executa os meios-fios e a preparação da base. Na sequência, os trechos das duas vias receberão pavimentação asfáltica e sinalização.

Duas importantes obras estão em andamento para melhorar a trafegabilidade em vias dos bairros São João e Pinheiro Machado, na Região Oeste do Município. Já ocorreu a execução de caixas coletoras de águas pluviais e meios-fios na Rua Adi João Forgiarini, e ocorre a preparação da base para receber o asfalto. Já na Rua Wilson Rigão, no Bairro São João, os serviços de drenagem pluvial, pavimentação e sinalização estão concluídos. Trecho ainda passa por limpeza e ajustes finais.

Outra via que passa por obras é a Rua Pedro Figueira, no trecho entre as ruas Rosalino Boligon e João Franciscatto, no Bairro São José. Seguem os serviços de execução da base. A colocação dos meios-fios já foi concluída. A próxima etapa é a colocação da camada asfáltica.

Para facilitar o acesso ao Colégio Militar, no Bairro Passo D’Areia, segue em andamento a construção da ponte sob o Arroio Cadena. A obra teve início em setembro de 2022. 

Interior

A Prefeitura também trabalha em melhorias na infraestrutura nos distritos do Interior. Uma equipe realizou a manutenção numa ponte de madeira no distrito de Boca do Monte. Já em São Valentim, ocorre a manutenção do Parque de Iluminação Pública Distrital nas localidades de Rincão dos Flores e Passo das Laranjeiras.

Pedidos para execução de serviços de infraestrutura na cidade sob a responsabilidade da Prefeitura podem ser protocolados por meio do telefone (55) 3223-1616. O canal está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 16h30min, na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, que fica na Avenida Medianeira, 179. As solicitações também podem ser feitas através do e-mail: smis@santamaria.rs.gov.br.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial