Secretaria de Município de Infraestrutura e Serviços Públicos

11/10/2021

Prefeitura trabalha para melhorar a trafegabilidade e atua na limpeza no entorno da Vila Belga


Nos próximos dias, serão realizados os serviços de raspagem e pintura de meios-fios, além de verificar a necessidade de troca e colocação de lâmpadas

Um dos principais pontos turísticos e patrimônio histórico de Santa Maria, a Vila Belga, no Bairro Centro, recebe melhorias desde a última semana. Em algumas vias, que estavam sem parte do calçamento, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, realizou um trabalho emergencial para restabelecer a trafegabilidade. Conforme o cronograma de atividades da pasta, nos próximos dias a atenção se dará na execução dos seguintes serviços: raspagem e pintura de meios-fios, limpeza de ruas e verificação da necessidade de troca e colocação de lâmpadas de iluminação pública.

Além dos serviços na Vila Belga, a Secretaria segue com a realização de importantes obras no Município. Na ponte que fica na Rua José Barin, entre as ruas Ervin Rabenschlag e Tupanciretã, no Bairro Caturrita, a empresa D F D Construtora trabalha na colocação de um gabião na cabeceira da ponte, isto é, um tipo de estrutura armada, flexível, de grande durabilidade e resistência. O gabião é um muro produzido com malha de fios de aço, preenchidos com seixos ou pedras britadas. A estrutura de contenção serve para estabilizar encostas e taludes, e podem ser utilizados em várias situações devido a sua grande versatilidade.

Em outra frente de atuação, mais uma importante obra segue em andamento para solucionar um problema crônico de alagamento. Em trecho da Rua Professor Antônio de Carvalho, no Bairro Carolina, a empresa Della Pasqua executa as fundações, que são os alicerces da obra. Após, serão instaladas galerias em afluente do Arroio Cadena.

Patrolamento e limpeza de área verdes

Na última semana, algumas ações foram concluídas em diversos bairros de Santa Maria. A trafegabilidade foi restabelecida por completo nas ruas Galdino Belinazzo e Hilda Conceição Berlezze, na Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. Nestas vias, entre o final de setembro e início de outubro, foram realizados os serviços de patrolamento, empedramento e compactação. Já a equipe responsável pela limpeza do sistema de drenagem de água pluviais fez a desobstrução de bueiros nas seguintes ruas do Bairro Tancredo Neves: Embiruçu da Mata; Ypê Amarelo; Flor da Mata; Rosa da Mata; Chuva de Ouro; e Figueira da Mata. O corte de grama e a limpeza de áreas verdes contemplou o entorno do Parque Jockey Club e Praças do Bairro Camobi.

Durante a semana, também foram concluídos os serviços de pintura de meios-fios em trecho da Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Salgado Filho, e a raspagem e pintura de meios-fios em ruas do Bairro Medianeira. Os servidores da pasta que trabalham na manutenção de pontes, concluíram a reforma na Ponte do Velho Amâncio, no Bairro Campestre do Menino Deus.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial