Secretaria de Município de Habitação e Regularização Fundiária

24/09/2022 24/09/2022 16h28m

Prefeitura entrega mais de 60 Concessões de Direito Real de Uso a moradores da Nova Santa Marta


Ato foi realizado na Praça Sandra Feltrin, junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste

O sábado (24) ensolarado foi mais um motivo de alegria para moradores do Bairro Nova Santa Marta. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, entregou 66 Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs) aos moradores que regularizam a posse dos terrenos onde vivem. A ação faz parte de uma série de entregas que vai alcançar, ao fim, 4.256 moradores do bairro, que tem cerca de 30 mil habitantes. O secretário interino de Habitação e Regularização Fundiária, Wagner Bitencourt, esteve presente no ato realizado no auditório da Praça Sandra Feltrin,  junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste, para responder às dúvidas dos moradores sobre o documento.

Estavam previstas 100 entregas de CDRUs. Porém, 66 moradores estiveram presentes. Quem não compareceu, deve ir até a sede da Prefeitura e retirar os documentos na Secretaria de Habitação.

"Estamos dando continuidade a esse trabalho que busca entregar e regularizar a situação desses moradores. Conto com o apoio de toda a equipe da pasta para essas ações e vamos fazer essas assinaturas o mais breve possível para que esses milhares de cidadãos possam ter essa tranquilidade de ter os documentos corretos e poderem seguir a vida. Se buscarmos a história desse bairro, vemos que hoje, a área regularizada, é um lugar renovado, com saneamento. A gente pode dizer que é um case de sucesso o que fizemos aqui. Essa praça é um modelo e esperamos que nos próximos meses a gente finalize esse processo”, afirmou o secretário.

A primeira a receber a CDRU neste sábado foi Romilda Repsinger, 76 anos, que vive há mais de 20 anos na Nova Santa Marta. Ela foi acompanhada por familiares e recebeu a documentação muito emocionada.

“Mesmo com dificuldade para caminhar, fiz questão de vir assinar e pegar esse documento que é o fim de uma longa espera. Ter nosso terreno, nossa casa, finalmente regularizados. É uma nova vida, que fica para mim e para minha família”, declarou.

O documento entregue aos moradores equivale a uma escritura pública e, ao final de toda a regularização fundiária no bairro, terão sido entregues mais de 4,2 mil concessões, a maior ação desse tipo já realizada pelo Executivo Municipal. A regularização fundiária do Bairro Nova Santa Marta é feita pelo Programa Municipal de Regularização Fundiária, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.
 
Além da entrega das CDRUs, a Prefeitura também oportunizou projetos, obras e redes de água e de luz aos moradores da Região Oeste. A Nova Santa Marta tem cerca de 30 mil moradores e conta com 136 ruas, além de áreas verdes, escolas, templos religiosos, comércio, associações, ONGs, entre outros, que formam as sete vilas daquela comunidade.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Fotos: 
João Alves/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial