Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

25/06/2021 28/06/2021 11h43m

Prefeitura faz visitas técnicas na UFSM para tratar da instalação de totem para veículos elétricos


Foto: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)

Melhoria prevê suprir demandas de mobilidade urbana, sustentabilidade, economia e outros setores

A Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Gestão e Modernização Administrativa e de Estruturação e Regulação Urbana, visitou, na manhã desta sexta-feira (25), o laboratório de um projeto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que estuda veículos eletrônicos e totens de carregamento desse meio de transporte. Em fevereiro deste ano, o Executivo Municipal fechou convênio com a equipe que realiza o trabalho. A pesquisa ocorre por meio do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Estratégico (P&D) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e é coordenada pela professora de Engenharia Elétrica Luciane Neves Canha.

Nesta sexta, os representantes da Prefeitura receberam mais dados sobre o projeto, andaram no veículo elétrico e visitaram um totem de carregamento instalado no campus da UFSM, em Camobi. Para o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, ir ao local de abastecimento desse tipo de transporte dá mais informações para a Prefeitura, que pretende construir um totem, que ficará aberto ao público.

“Os veículos elétricos utilizam de energia limpa e são o futuro da frota de transportes terrestres. Receber mais informações sobre esses veículos e ver como é um totem de carregamento nos dá mais subsídios de como deve ser a estrutura. O veículo elétrico pode ser de alto custo para a compra, mas, a longo prazo, na manutenção e no abastecimento, são carros que têm baixo custo, sem falar na redução de poluentes emitidos em comparação a um veículo a combustão”, destaca Mascarenhas.

O vice-prefeito Rodrigo Decimo não pôde acompanhar a visita in loco nesta sexta-feira, mas integra o grupo da Prefeitura que estuda a possibilidade de, aos poucos, trocar a frota de veículos administrativos pelos carros elétricos. Ele salienta que o Executivo Municipal está atento às tendências mundiais e pontua que os carros elétricos trazem uma mudança de cultura.

“O que mais me sensibiliza e me deixa motivado a fazer com que a Prefeitura tenha essa parceria com a UFSM é darmos o recado para a nossa comunidade de que estamos abertos a inovações. É um desafio que se coloca: trabalhar com essa nova tecnologia e com a instalação de um ponto de carregamento. Mas, é uma alternativa para incentivar o uso dessa forma de veículo, que é mais ecológico. Sabemos que ainda não é um veículo popular, seja no mundo, muito menos no Brasil, mas é preciso começar o incentivo para que se torne cada vez mais acessível a todos”, assinala Decimo.

Na primeira reunião entre a Prefeitura e os representantes do projeto pela UFSM, foi pontuada a possibilidade de instalação do totem de carregamento no estacionamento do Centro Administrativo Municipal. Contudo, no encontro de hoje, foi debatido sobre instalar o ponto no estacionamento da Secretaria de Infraestrutura, na Avenida Medianeira. A ideia de que o totem fique aberto ao público segue.

Além do secretário Marco Mascarenhas, participaram da reunião o titular da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, José Antônio de Azevedo Gomes; a superintendente de Administração, Josi Aline Walter; a coordenadora de Elaboração de Projetos da Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, Priscila Terra Quesada; e o engenheiro eletricista da Prefeitura Augusto Bastianello Vaz. Da UFSM, estiveram presentes a coordenadora do projeto, a professora de Engenharia Elétrica Luciane Neves Canha; o professor de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Rondônia Lucas Feksa; e os doutorandos Emanuel Antunes, que acompanhou presencialmente, e Patrícia Dallepiane, que participou da reunião por chamada de vídeo.

MONITORAMENTO
Ainda na UFSM, a comitiva da Prefeitura visitou a empresa Fox Internet of Things (Fox IoT), instalada na Incubadora Tecnológica de Santa Maria (Itsm), no campus. A empresa é uma start up que desenvolveu o Sistema Inovador de Gestão e Gerenciamento de Energia Elétrica utilizado pela UFSM para monitorar o consumo do recurso em cada prédio da instituição.

A Prefeitura pretende utilizar o sistema para também fazer um mapeamento do consumo de energia elétrica e, assim, tentar otimizar o uso do recurso. A Fox IoT é responsável pela entrega dos medidores inteligentes, que são os equipamentos que fazem a medição do consumo de energia elétrica e responsáveis por manter a rede de comunicação ativa do servidor.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial