Secretaria de Município de Administração e Gestão de Pessoas

07/03/2018 07/03/2018 16h40m

Semana da Mulher: palestra aborda os cuidados com a saúde da mulher trabalhadora


Servidoras acompanharam a palestra no auditório do Centro Administrativo Municipal (Foto: Deise Fachin)

Terapeuta ocupacional deu dicas de postura e alongamentos, fez exercícios laborais e repassou orientações sobre imagem pessoal

 

 A Prefeitura de Santa Maria deu continuidade, nesta quarta-feira (07), ao ciclo de palestras referente à Semana da Mulher do Município, organizada em comemoração ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Nesta quarta, a palestrante foi a terapeuta ocupacional Maiara Silveira, que apresentou às servidoras do Executivo os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho e, também, no dia a dia.

O encontro desta tarde iniciou com uma ginástica laboral, quando as servidoras foram convidadas a realizar alongamentos para os braços, pernas e coluna. Posteriormente, Maiara abordou com o grupo os campos de atuação da Terapia Ocupacional, que se caracteriza por trabalhar a prevenção, tratamento e reabilitação de indivíduos com alterações cognitivas, físicas e outras.

Ainda durante a palestra, a terapeuta ocupacional falou sobre a ergonomia no ambiente de trabalho, dando dicas de como manter a postura em frente ao computador, as posições adequadas para utilização do mouse e do teclado, como carregar peso, entre outras atividades. O momento também serviu para que a palestrante repassasse orientações gerais sobre imagem pessoal.

“Quando somos filhos, temos o pai e a mãe que nos cuidam. Depois que viramos mãe, por exemplo, ninguém cuida da gente. Por isso, é importante que tenhamos atenção com nós mesmas, que nos cuidemos e façamos atividades para o nosso bem-estar. Cuidar a postura no trabalho, fazer alongamentos e cuidar da nossa saúde são passos importantes para nos mantermos bem”, explicou Maiara.

As palestras da Semana da Mulher do Município terão continuidade nesta quinta-feira (08), com temas ligados ao empoderamento feminino. De acordo com a secretária de Gestão e Modernização Administrativa do Município, Verônica de David Antônio, as palestras para a Semana da Mulher começaram a ser pensadas ainda em outubro, nas atividades alusivas à campanha Outubro Rosa. A intenção é seguir realizando ações semelhantes para os servidores da Prefeitura de Santa Maria.

“Estamos buscando desenvolver assuntos do dia a dia, que sejam do interesse dos nossos servidores. Esse é para ser um momento de reflexão e acolhimento”, destacou a secretária,

 

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (08/03) – 14h30min
 

– Poder feminino: da história à atualidade

Palestrante: Amanda Rosa (Psicóloga)

 

– Empoderamento feminino: (des)construindo conceitos

Palestrante: Suséli Santos (Psicóloga)

 

 – Mulheres resilientes: a dor que se transforma em força

Palestrantes: Silvia Flores (Psicóloga)

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Foto: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial