Seções
Inicial > Vice-Prefeito > Notícias > Distrito Criativo Centro-Gare está com nova...

Gabinete do Vice-Prefeito

13/05/2023

Distrito Criativo Centro-Gare está com nova iluminação Led


Mais de 500 luminárias foram trocadas por lâmpadas de Led no Centro Histórico de Santa Maria 

O Distrito Criativo Centro-Gare está de cara nova. Ao longo de dois meses, 539 luminárias foram substituídas por lâmpadas Led, trazendo mais luminosidade para a noite do Centro Histórico de Santa Maria e sensação de segurança. Os serviços terminaram na manhã deste sábado (13), quando os pontos restantes da Rua Doutor Bozzano tiveram os trabalhos finalizados.

As 35 vias contempladas receberam luminárias de 50W a 150W conforme a necessidade de cada local. Houve também a troca dos braços, dos cabos e dos sensores fotoelétricos, responsáveis pelo acendimento e pelo desligamento automático das lâmpadas.

“Concluímos mais uma etapa importante para o desenvolvimento do nosso Centro Histórico, pois as lâmpadas de Led vão torná-lo atrativo também durante a noite. Elas vão abrir os caminhos para novos empreendimentos se instalarem no território do Distrito Criativo e fomentar a economia, trazendo as pessoas para perto. Isto é tudo o que nós queremos, que o distrito seja um lugar de vida, de lazer, de diversão para os santa-marienses”, afirma o vice-prefeito Rodrigo Décimo.

O serviço teve o investimento de R$ 562.706,98, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento II (Finisa II) e foi executado pela ESB Indústria e Comércio de Eletro Eletrônicos Ltda, de Manaus-AM. Com a modernização das luminárias, espera-se uma redução mensal no consumo de energia de 23.501,93 kWh (52,23%), representando, em termos de custo, a economia de R$ 14.101,16 mensais. Deste modo, o retorno do investimento deve ocorrer em aproximadamente 40 meses.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Ariéli Ziegler (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial