Inicial > Gabinete do Prefeito > Notícias > Caminhão-pipa do Exército reforça apoio à...

Gabinete do Prefeito

11/01/2022 11/01/2022 16h17m

Caminhão-pipa do Exército reforça apoio à Defesa Civil na entrega de água no Interior de Santa Maria


Primeira ação ocorreu na manhã desta terça-feira (11), no distrito de Passo do Verde

A Prefeitura de Santa Maria segue, diariamente, com as entregas de água potável. Com o aumento no número dos pontos de distribuição nos nove distritos e em quatro bairros do Município, já são 75 (confira a lista completa abaixo), a Defesa Civil de Santa Maria recebeu o apoio do Exército Brasileiro. Na manhã desta terça-feira (11), um caminhão-pipa do Exército, acompanhado de uma equipe da Defesa Civil, levou 12 mil litros de água para abastecer cisternas e caixas d’água no distrito de Passo do Verde. 

A superintendente da Defesa Civil Municipal, Gesabel Miquéia Pretto dos Santos, explica que a logística de entrega de água é coordenada pela Defesa Civil com o apoio do Exército Brasileiro e o auxílio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde.

“Todos os dias estamos recebendo mais solicitações para a entrega, principalmente no Interior. Nossa preocupação é poder atender a todas as famílias, por isso, o apoio do caminhão-pipa do Exército Brasileiro é de extrema importância. Agora, com dois veículos, é uma garantia de um abastecimento mais completo. Durante as entregas às novas localidades, uma equipe da Vigiágua está entregando material informativo e orientando as pessoas sobre a permanência da potabilidade da água, além de cuidados nos locais de armazenamento, como caixas d’água e cisternas, por exemplo. Essa frente de trabalho está sendo coordenada pela Defesa Civil para mitigar os efeitos da estiagem. E também está levando conscientização para o consumo inteligente da água potável para aqueles que, de forma indireta, ainda não visualizam esses impactos e não sofrem com o desabastecimento. Fica o alerta da Defesa Civil Municipal”, lembra Gesabel.

DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA

Na segunda-feira (10), a Defesa Civil entregou 14 mil litros de água potável nos distritos de Passo do Verde e Santo Antão. De 1º a 11 de janeiro, já foram distribuídos mais de 62 mil litros de água. Desde o início de dezembro de 2021 até esta terça-feira (11), já são 75 pontos de abastecimento, para cerca de 124 famílias, totalizando 524 pessoas do Município. Os nove distritos do Interior recebem água – Arroio Grande, Arroio do Só, Boca do Monte, Pains, Palma, Passo do Verde, Santa Flora, Santo Antão e São Valentim. Já na área urbana, a distribuição de água ocorre em quatro bairros de Santa Maria: Camobi, Campestre do Menino Deus, Km 3 e Pé de Plátano.

Cronograma das próximas entregas de água, de 12 a 14 de janeiro*

Quarta-feira (12): 
Boca do Monte – Cezar Pina
Santa Flora – Colônia Pena e Colônia Augusti

Quinta-feira (13):
Arroio Grande – Linha Waimann e Três Barras 

Sexta-feira (14):
Pains – São Geraldo
Arroio do Só – Rincão Nossa Senhora Aparecida

*A Defesa Civil informa que o cronograma está sujeito a sofrer alterações ao longo da semana de acordo com novas demandas e ajustes a serem realizados  

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial