Secretaria de Município de Finanças

10/04/2023 10/04/2023 16h43m

Prefeitura de Santa Maria lança edital para infraestrutura urbana da nova Avenida Perimetral


Trecho licitado é de 2 km, compreendido entre a Estrada de Pains e a divisa entre os loteamentos Galápagos e Maringá; prazo para execução será de 9 meses

A Prefeitura lançou, nesta segunda-feira (10), o edital de licitação para a execução de infraestrutura urbana para a nova Avenida Perimetral, entre a Estrada de Pains e a divisa dos loteamentos Galápagos e Maringá. A licitação é na modalidade de concorrência, pela menor oferta, com duração prevista de 270 dias (9 meses). Os serviços fazem parte do projeto elaborado pela Encop Engenharia Ltda, de Porto Alegre, para a nova perimetral, que vai ligar a BR-392 até a Estrada de Pains.

A perimetral será realizada de forma conjunta entre a Prefeitura e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). A prefeitura fica responsável pela infraestrutura e a Corsan vai executar um emissário de esgotamento sanitário.

No trecho licitado, de aproximadamente 2 km, espera-se, conforme o Contrato de Programa entre a Prefeitura e a Corsan, que o repasse da concessionária seja de aproximadamente R$ 24 milhões para a implantação dessa parte perimetral. Já o restante do investimento, cerca de R$ 2 milhões, deve partir da Prefeitura. O Executivo Municipal pretende, ainda, negociar contrapartidas com empreendimentos que devem ser construídos no entorno da perimetral.

“Esta obra vai trazer vários pontos de ocupação e desenvolvimento técnico e científico para aquela região. O acesso da região sul da cidade à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) também será facilitado, bem como o acesso aos loteamentos que, atualmente, contam com apenas uma rota. São mais opções para a mobilidade urbana local”, afirma o secretário de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos, José Antônio de Azevedo Gomes.

PERIMETRAL

A nova perimetral terá seis quilômetros de extensão com oito intersecções. A obra deve facilitar o deslocamento entre as regiões Sul e Leste de Santa Maria, principalmente, o tráfego de veículos pela BR-392 em direção ao Bairro Camobi, criando uma opção além das faixas Velha e Nova de Camobi. A perimetral vai interligar os bairros Tomazetti, Lorenzi, Diácono João Luiz Pozzobon e Camobi e o distrito de Pains.

O projeto de infraestrutura prevê quatro pistas, sendo duas em cada lado da perimetral, paisagismo e urbanização, iluminação pública, sinalização e segurança viária, ciclovias, uma em cada sentido da via, pavimentadas em concreto, passeios para pedestres em concreto e tráfego de ônibus, caminhões de coleta de resíduos e outros veículos.

Conforme o engenheiro civil de Superintendência de Monitoramento e Fiscalização dos Serviços de Água e Esgoto, Yuri Vendruscolo, também está prevista para a obra a construção de um emissário de esgotamento sanitário, a ser executado pela Corsan. O emissário irá levar os efluentes do Bairro Camobi até a Estação de Tratamento de Esgoto, no Bairro Lorenzi.

A abertura dos envelopes com as propostas ocorre em 11 de maio de 2023, na Sala de Licitações, 2º andar do Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 3174-1501, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h, e pelo e-mail licitacaosm@yahoo.com.br.

Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Arte: Gibran Carrazzoni (PMSM)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial