Inicial > Finanças > Notícias > Educação Fiscal promove orientações para preencher...

Secretaria de Município de Finanças

15/09/2021

Educação Fiscal promove orientações para preencher a Guia de Informação e Apuração do ICMS


Possíveis erros diminuem o repasse do imposto para o Município

Para ajudar as empresas e seus contadores a informaram corretamente os dados nas Guias de Informação e Apuração do ICMS (GIAs), nesta sexta-feira (17), a Prefeitura, por meio da Educação Fiscal, promove o 3° Bate-papo com Contadores. A iniciativa tem como objetivo apresentar esclarecimentos sobre o preenchimento da guia a fim de evitar a diminuição do repasse do ICMS para Santa Maria.

A atividade será online, através do Google Meet, das 13h30min às 14h30min. O encontro também ocorrerá de forma presencial, no auditório do Escritório Espaço Contábil, com limitação de 20 vagas em função da pandemia. Para isso, preencha o link de inscrição

Os repasses do ICMS representam em torno de 18% das receitas do município de Santa Maria, tornando-se a maior fonte de recursos do orçamento municipal. A Guia de Informação e Apuração do ICMS é a declaração eletrônica em que os contribuintes cadastrados no ICMS informam mensalmente a movimentação da empresa referente às entradas e saídas de mercadorias. Um dos erros frequentes é no preenchimento do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) em relação à compra de energia elétrica e à substituição tributária. A consequência é o prejuízo do retorno de ICMS para o Município. 

O 3° Bate-papo com Contadores terá a presença do prefeito Jorge Pozzobom, do vice Rodrigo Décimo, do secretário de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, da secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, da coordenadora do Programa de Educação Fiscal de Santa Maria, Rosaura Vargas, da auditora fiscal Luciane Prestes, do vice-presidente de Fiscalização do CRCRS, Paulo Comazzetto, e do assessor tributário da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Milton Mattana. 

Texto: Yasmin Matos (estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM)
Imagem: Nathalia Velasques (estagiária de Publicidade e Propaganda UFSM) Coordenação: Adriana Aires (coordenadora adjunta)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial