Secretaria de Município de Esporte e Lazer

17/09/2021 17/09/2021 17h49m

Com apoio da Prefeitura pelo Proesp, Campeonato Municipal de Orientação ocorre neste fim de semana


Divulgação

3ª e 4ª etapa da competição serão realizadas no sábado (18) e no domingo (19)

As últimas etapas do Campeonato Municipal de Orientação de Santa Maria (CMOrSM) deste ano ocorrem neste fim de semana. A atividade tem o apoio da Prefeitura, por meio do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp-SM). A competição também é organizada em parceria com o Natura Clube de Orientação. Em 2021, são comemorados os 20 anos da criação do CMOrSM. 

A 3ª etapa será neste sábado (18), a partir das 13h, nas dependências do 4º Batalhão de Logística (4º B Log) e do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB). Já a 4ª etapa será no domingo (19), a partir das 9h30min, no distrito de Palma. Ao todo, 107 atletas participam do campeonato. As inscrições estão encerradas. A programação será cancelada em caso de temporal, se for constatado risco à saúde dos participantes.

“A orientação é uma modalidade esportiva completa, que trabalha valências físicas e emocionais, além da autonomia, disciplina e cognição dos praticantes. Neste sentido, reconhecemos como elementar o trabalho realizado pelo Cosm aqui na cidade, que ganha ainda mais força com o apoio do Proesp-SM”, afirma o secretário de Esporte e Lazer, de Santa Maria, Gilvan Ribeiro. 

De acordo com o presidente do Clube de Orientação de Santa Maria (Cosm), Vitor Ribeiro Dias, a maior parte dos atletas que participa da competição é de Santa Maria. Porém, também há inscritos de cidades como Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Santiago, São Borja, Panambi, Salto do Jacuí, entre outras. Dias também é presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer (CMEL).

“Ao longo dessas duas décadas, a nossa competição se tornou uma das mais importantes do país. Em 2021, testamos um modelo diferente. No passado, tínhamos uma etapa por mês. Agora, são duas etapas em um fim de semana somente, em função da pandemia, para facilitar a viagem e os demais deslocamentos dos participantes. O pessoal gostou muito”, explica o presidente do Cosm.
  
A solenidade de premiação dos vencedores do CMOrSM ocorrerá às 13h de domingo, no salão da capela do distrito de Palma. Até o momento, segundo Dias, confirmaram presença na premiação o secretário Gilvan Ribeiro, o vereador Givago Ribeiro, o presidente do Natura Clube de Orientação, Jose Nilton Vargas, e o ex-presidente do Cosm, Sergio Luiz de Oliveira, que estava no comando da entidade quando o Campeonato Municipal da modalidade foi criado. 

O que é orientação?

Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Em síntese, o praticante tem que passar por pontos marcados no terreno no menor tempo possível, com auxílio de um mapa e de uma bússola.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Foto: Divulgação
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial