Inicial > Esporte e Lazer > Notícias > Atleta olímpica é recebida por integrantes...

Secretaria de Município de Esporte e Lazer

25/08/2021

Atleta olímpica é recebida por integrantes de projeto de artes marciais em ginásio do Município


Judoca Maria Portela se emocionou e conversou com os alunos do Santa Maria Judô, projeto Mãos Dadas

O início da noite desta terça-feira (24) foi de muitas emoções para a atleta olímpica Maria Portela. Em passagem por Santa Maria para visitar familiares, a judoca teve uma calorosa recepção de familiares e integrantes do Santa Maria Judô, projeto Mãos Dadas, e da comunidade, no Ginásio Oreco, no Bairro Tancredo Neves. As aulas do Santa Maria Judô ocorrem todas as semanas no ginásio do Município e, para proporcionar melhores condições da prática da arte marcial, foram feitas melhorias no espaço. Como parte da revitalização do local, neste ano, já foram resolvidos problemas de infiltração através de reparos no telhado, novas caixas d’água serão instaladas, e a próxima etapa será trocar a iluminação do Oreco.

"A responsabilidade em ser atleta é grande. Hoje, tenho a oportunidade de fazer o possível para que o esporte da nossa cidade realmente aconteça. O tempo passa muito rápido, mas a nossa luta diária é por vocês, mas também é por mim porque o esporte está no meu sangue. Aproveitem esta oportunidade que vocês têm e pelo legado que a Maria Portela, sendo uma importante representatividade no judô”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, que recepcionou Portela.

Recentemente, Maria Portela participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, no Japão. Durante a recepção, a professora Aglaia Pavani conversou com os alunos do projeto e destacou a importância que a prática esportiva pode significar na vida, como um diferencial tanto na área pessoal quanto profissional. Além de citar o exemplo de Maria Portela, Aglaia também lembrou a carreira dos atletas olímpicos da canoagem, os irmãos Gilvan e Givago Ribeiro, secretário de Esporte e Lazer e vereador em Santa Maria, respectivamente, que estavam presentes.

“Recordo quando a Maria começou a praticar o judô, este ginásio parecia ser tão grande e ela era pequena. Na maioria das vezes, o atleta para ser profissional treina 12h por dia, é uma vida de renúncia e sacrifício para buscar tentar alcançar os objetivos. Hoje Maria, agradecemos pelo carinho e a atenção que tem com todos nós, de ter ido lá, do outro lado do planeta, nos defender através do esporte. É uma emoção e uma alegria estar aqui nesta noite”, salientou Aglaia.

Ao lado da professora Aglaia Pavani, idealizadora do projeto e incentivadora da arte marcial japonesa, que é um esporte olímpico de combate, Maria Portela relembrou de quando ainda era aluna iniciante do judô.

“Comecei os primeiros treinos aqui no Oreco. Foram anos de treinos e desafios, me sinto abençoada por ter tido a oportunidade de participar de três olimpíadas. O projeto Mãos Dadas me proporcionou estudar, conhecer o mundo e outras culturas. Agradeço a vocês pelo carinho, continuem praticando o judô, independente de conquistarem medalha, ou não. Ganhar e perder faz parte do esporte. Por isso, desejo que cada um seja um exemplo para sua família, para seus irmãos. Independente dos desafios e derrotas devemos levantar a cabeça e continuar com o propósito de fazer sempre o nosso melhor”, falou Maria Portela, muito emocionada.
 
Ainda, a visita da atleta foi marcada por vários momentos. Maria Portela fez a troca de faixa e colocou a cinza na pequena Antonia de Siqueira Fontana, 8 anos, uma das promessas do esporte em Santa Maria. Como lembrança, Antonia presenteou Maria Portela com um quadro pintado à mão. Após, os alunos do projeto entregaram cartinhas para a atleta. A judoca, sempre muito alegre e descontraída, também fez demonstrações de alguns movimentos, brincou com as crianças simulando uma luta, deu autógrafos nas faixas e quimonos, além posar para os registros fotográficos.

A recepção contou com a presença do esposo de Aglaia, Pedro Cáceres de Moraes, de integrantes do Rotary Clube Santa Maria, do Banco de Alimentos de Santa Maria, e do coordenador do Ginásio Oreco, Della Rosa.

Sobre a atleta

Maria Portela tem 33 anos, é natural de Júlio de Castilhos, e veio para Santa Maria ainda na infância quando começou a praticar o esporte. Maria é judoca da Sociedade de Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), já  participou dos Jogos Pan-americanos de 2011, em Guadalajara, no México, onde obteve o bronze na categoria até 70 kg. Participou também do Pan-Americano de Judô em 2012, onde conquistou a medalha de ouro. Em 2015, nos Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá, obteve a medalha de bronze na categoria até 70 kg. Esteve como líder do ranking mundial em 2017, disputou os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 e Rio 2016. 

Com relação aos projetos futuros, Maria Portela comentou que depois das férias, quando retornar aos treinos na Sogipa, vai conversar com a equipe técnica para ver a possibilidade de participar dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. De acordo com a atleta, tudo vai depender da performance e dos resultados que obtiver ao longo dos próximos dois anos.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial