Inicial > Esporte e Lazer > Notícias > Primeira aula da Oficina de Defesa...

Secretaria de Município de Esporte e Lazer

22/08/2021

Primeira aula da Oficina de Defesa Pessoal para Mulheres reúne 40 participantes no CDM


Atividade integra a programação do Mês do Esporte da Prefeitura e terá continuidade no próximo sábado (28)

A tarde deste sábado (21) foi de muitas instruções e de atividades físicas para as 40 mulheres, entre 20 e 50 anos, que participaram da primeira aula de Defesa Pessoal para Mulheres, realizada no Centro Desportivo Municipal (CDM). A oficina é uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e tem como objetivo o ensino da defesa pessoal para sair de possíveis situações de perigo, além de ofertar uma modalidade de atividade física.

O curso foi ministrado pelas lutadoras Aline Santos, Bruna Scheffer e Luana Borges, com coordenação da profissional de educação física e responsável técnica do evento por parte da secretaria, Loiva Dias. Durante as aulas, foram repassadas técnicas de defesa como, por exemplo, o básico de artes marciais com foco na realidade de rua, bem como questões subjetivas da mulher em relação ao medo e à violência, que refletem em seu corpo. Além das técnicas físicas, a oficina também reforça os princípios de conscientização, avaliações de riscos e estratégias verbais e psicológicas que uma mulher pode usar para estabelecer limites seguros com os outros, mesmo que o agressor seja alguém que ela conheça.

O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, acompanharam a oficina e tiveram uma conversa positiva com as participantes.

“Com o avanço da imunização contra a Covid-19, nos preocupamos muito com a segurança, principalmente das mulheres e das adolescentes, que vão à noite ou na madrugada para a fila esperar a sua vez pela vacina. Para garantir a segurança das pessoas, estamos reforçando a fiscalização com ações da força-tarefa. Desejo que aproveitem esta oficina e a oportunidade que está sendo proporcionada, pois entendemos que é importante a mulher aprender técnicas que podem ajudar na defesa pessoal, e também, como forma de incentivar a prática esportiva”, disse o prefeito.

“As oficinas deste sábado alcançaram as nossas expectativas. A procura por esta modalidade esportiva, não convencional, foi bem aceita pelo público feminino. Isso reflete uma quebra de paradigmas na sociedade e, de certa forma, gera um impacto cultural por direitos. A defesa pessoal é praticada tanto por homens quanto por mulheres. Porém, a procura do público feminino pela prática ainda é muito recente. Mas um dos objetivos da oficina também é proporcionar às mulheres uma vivência, e despertar o interesse para procurar uma academia de luta que incentive a prática mais constante”, explicou o secretário. 

A atividade integra a programação do Mês do Esporte. Ao todo, são dois dias de oficina de defesa pessoal voltada exclusivamente para mulheres. As duas turmas que participaram neste sábado terão a segunda aula no próximo dia 28. Como divulgado anteriormente, a primeira turma terá aulas nos dois dias, das 14h às 16h, e a segunda turma será nos mesmos dias, mas com aulas das 16h30min às 18h30min.

Solidariedade

Por ser uma atividade gratuita, outra ação que fez parte da oficina foi a campanha realizada com as participantes, com a coleta de materiais de higiene (pacote de absorvente, sabonete, desodorante, etc.). As arrecadações deste sábado serão doadas ao Lar de Miriam, que atende meninas e jovens em situação de vulnerabilidade social.

A oficina Defesa Pessoal para Mulheres tem promoção da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio da Fundação Eny, Konoha Team, Sparta Artes Marciais e Matéria Prima Suplementos.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial