Inicial > Esporte e Lazer > Notícias > Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo...

Secretaria de Município de Esporte e Lazer

18/08/2021

Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo visita a Prefeitura para buscar parcerias


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Wlamir Motta Campos foi recebido nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Jorge Pozzobom e pelo secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro 

Representantes da Prefeitura de Santa Maria receberam, no início da tarde desta quarta-feira (18), a visita do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA), Wlamir Motta Campos. O encontro ocorreu com o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, e com o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, na sede do Centro Administrativo. O vereador Givago Ribeiro também participou da reunião. 

“Estou muito feliz com essa visita, já que ela vai ao encontro de uma missão que eu repassei ao secretário Gilvan: diversificar a quantidade de esportes praticados em Santa Maria. O Município será parceiro de tudo o que for realizável e puder trazer retorno para a comunidade, principalmente no que diz respeito à saúde e ao lazer”, afirmou Pozzobom.

Na oportunidade, Campos apresentou a estrutura, o histórico e as atividades da CBA para que, no futuro, a instituição possa estabelecer parcerias com o Município para o fomento do atletismo na região. A aproximação se dá por meio da nova pista de atletismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O espaço deve ser concluído ainda neste ano e é propício para a realização de eventos voltados à modalidade em Santa Maria.

“O fomento ao atletismo no Brasil passa por Santa Maria. Queremos trazer eventos dos níveis estadual, nacional e até internacional para a cidade. Santa Maria está muito bem localizada, no centro do Rio Grande do Sul, o que facilita a realização de eventos voltados aos Mercosul, por exemplo. São competições que movimentam milhares de atletas e, por consequência, a economia local também”, explicou o presidente da CBA. 

De acordo Campos, a CBA é a terceira maior confederação esportiva do Brasil, ficando atrás apenas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV). Ter a Prefeitura e a UFSM como parceiros para o desenvolvimento do atletismo, das crianças até os idosos, está entre os objetivos do presidente da CBA.

O secretário Givan Ribeiro acredita que o atletismo é uma das modalidades mais democráticas, ou seja, que pode ser praticada por cidadãos dos mais diferentes portes físicos e idades. Por isso, ele garantiu que o Município é receptivo a todo projeto que venha a agregar da difusão desse esporte.
 
“Santa Maria está de portas abertas para o atletismo. Nós tivemos, até 2019, os Jogos Escolares, que reuniram mais de 5 mil alunos em competições esportivas. E foi um sucesso. Eles não continuarão por conta da pandemia. Portanto, a CBA pode contar conosco, pois, além de todos os outros benefícios, também entendemos o esporte como gerador de renda”, disse o secretário. 

Na reunião, Wlamir Motta Campos foi acompanhado do presidente da Federação de Atletismo do RS (Faergs), Marcos Andrade; do treinador Lázaro Pereira Velázquez, do treinador José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, que participou da delegação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio em 2021; e do professor Luiz Fernando Cuozzo Lemos, da UFSM, anfitrião da visita da comitiva a Santa Maria. Campos também cumpriu agenda em outras cidades da região central do Estado.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial