Inicial > Esporte e Lazer > Notícias > Prefeitura faz parceria com Asiba Corintians...

Secretaria de Município de Esporte e Lazer

10/08/2021 10/08/2021 20h36m

Prefeitura faz parceria com Asiba Corintians e lança projeto social de basquete na Região Oeste


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Aulas da modalidade esportiva serão gratuitas nas terças e quintas-feiras para meninos de 8 a 12 matriculados no ensino regular

Incentivo ao trabalho em equipe e disciplina a partir do esporte. Estes são os objetivos do projeto social Santa Maria Basquetebol, realizado em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com Associação Santa-mariense de Incentivo ao Basquete (Asiba Corintians). O lançamento ocorreu na tarde desta terça-feira (10), na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Bairro Nova Santa Marta.

O projeto vai atender, gratuitamente, apenas meninos da Região Oeste do Município que tenham de 8 a 12 anos e que estejam matriculados no ensino regular, de preferência em escola pública. As aulas serão às terças e quintas-feiras, na quadra de esportes da Praça CEU. Serão três turmas, com até 20 alunos cada, e as aulas são de uma hora por turma entre 14h e 17h.

O prefeito Jorge Pozzobom reforçou a importância de incentivo e reconhecimento do esporte, principalmente de diversas modalidades esportivas. Ele também salientou que o Santa Maria Basquetebol foi possível por ter feito captação de verba pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte e apoio da Prefeitura.

“Nós estamos aqui para mostrar que esporte é muito mais do que futebol, com todo respeito a esta modalidade. Mas as pessoas pensam em esporte e pensam em futebol. Há pouco tivemos as Olimpíadas que mostraram a potência esportiva do Brasil. E é claro que não podemos esquecer a história do basquete do Corintians aqui em Santa Maria. E este projeto é possível porque a Asiba fez captação por meio de uma lei federal, o que é ótimo. E a Prefeitura entrou nessa parceria cedendo aqui o espaço para as aulas, e vamos ajudar mais com o que estiver ao nosso alcance”, assinalou Pozzobom, que participou do lançamento da iniciativa.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, investir no esporte para crianças é focar em disciplina, em saúde preventiva e em desenvolvimento humano. Ele salienta que a parceria entre a Asiba, que é gestora do Corintians Basquetebol, e a Prefeitura.

“Nós temos o início de uma parceria muito importante entre a Prefeitura e a Asiba Corintians, porque vai atender crianças da Região Oeste, o que representa dar uma chance para os moradores desta área e também de utilizar um espaço público, que foi construído para a comunidade. Além disso, é uma parceria de grande potencial, já que nós, do Executivo  Municipal, não temos braço e perna para tudo, então, as parcerias com as entidades esportivas que possibilitam que os projetos possam realmente ocorrer são as mais frutíferas”, reforçou Gilvan.

Os profissionais de Educação Física, Ricardo Leal, o Catila, e Leandro Leal, serão os professores do projeto na Nova Santa Marta. Para Catila, levar o basquete para áreas mais periféricas da cidade é um projeto de longa data e que beneficia tanto a modalidade, quanto as comunidades mais vulneráveis do Município.

“Há mais de 15 anos tínhamos essa ideia de democratizar e descentralizar o basquete. A gente vê muito potencial nestes bairros mais afastados do Centro e não via perspectiva de chegar nestas crianças e adolescentes. Com este projeto, estamos alcançando esse novo público para que conheçam o esporte, aprendam a jogar esta modalidade, e o principal, que é a formação da pessoa, com disciplina, organização, incentivo à educação, já que eles precisam estar matriculados no ensino regular. Por último fica buscar talentos, porque também queremos que estes meninos tenham oportunidades”, esclarece Catila.

As aulas começam nesta quinta-feira (12), na quadra de esporte da Praça CEU. Para as inscrições, os responsáveis pela criança devem ir até o local, nas terças ou quintas-feiras, das 14h às 17h, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência (em nome do responsável legal), RG e atestado de matrícula da criança e atestado de saúde para prática esportiva.

SANTA MARIA BASQUETEBOL
– O que é - Projeto social gratuito que ensina a prática de basquete
– Quem pode participar - Meninos, de 8 a 12 anos, moradores da Região Oeste e que estejam matriculados no ensino regular, de preferência em escola pública
– Para inscrição - Ir até a Praça CEU, nas terças e quintas-feiras, das 14h às 17h (dias e horários das aulas) e apresentar os seguintes documentos:

  • RG, CPF do responsável legal e comprovante de residência (em nome do responsável) - RG e atestado de matrícula da criança
  • Atestado de saúde da criança para prática esportiva

– Vagas - São 60 vagas, divididas em três turmas:

  • Das 14h às 15h, 20 vagas
  • Das 15h às 16h, 20 vagas
  • Das 16h às 17h, 20 vagas

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial