Secretaria de Município de Esporte e Lazer

26/07/2021 28/07/2021 10h16m

Prefeitura de Santa Maria está com inscrições abertas para oficina de Defesa Pessoal para Mulheres


Arte: Eduardo Sendtko/Prefeitura

Promovida pela Secretaria de Esporte e Lazer, a "taxa de pagamento" é um item de higiene feminina. São 40 vagas e duas turmas que terão aulas em dois dias

Com os objetivos de ensinar as mulheres a usarem a defesa pessoal para sair de possíveis situações de perigo e de ofertar uma modalidade de atividade física, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, está com inscrições abertas para a oficina "Defesa Pessoal para Mulheres". O curso será ministrado pelas lutadoras Aline Santos, Bruna Scheffer e Luana Borges. As aulas ocorrerão em agosto no Centro Desportivo Municipal (CDM) e o "pagamento" para o curso é um item de higiene feminina (pacote de absorvente, sabonete, desodorante, etc). 

São ofertadas 40 vagas, divididas em duas turmas.Para se inscrever, é necessário preencher o formulário online. Podem participar do curso mulheres com 16 anos ou mais. Aquelas com idade inferior a 18 anos precisam apresentar autorização por escrito dos responsáveis.

Ao todo, são dois dias de oficina de defesa pessoal voltada exclusivamente para mulheres. As atividades serão em 21 e 28 de agosto, sendo divididas em duas turmas de, no máximo, 20 mulheres em cada. A primeira turma terá aulas em 21 e 28 de agosto, das 14h às 16h. Já a segunda turma será nos mesmos dias, mas com aulas das 16h30min às 18h30min.

O secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, reforça que as atividades buscam dar mais confiança às mulheres, além de promover uma atividade física e de ensinar técnicas de defesa pessoal.

“Esta oficina tem um duplo objetivo, unindo a atividade física a uma mudança social que acreditamos necessária. Primeiro para reforçar a mensagem de que o lugar de mulher é no esporte, ou melhor, é onde ela quiser estar. Segundo, sabemos que uma oficina de defesa pessoal para mulheres nasce da necessidade de justamente não precisarmos mais realizar este tipo de evento. Ou seja, buscamos a transformação de uma cultura que ainda é alimentada por padrões nocivos em relação à segurança e integridade das mulheres. Todas estão convidadas para a oficina e todos estão convidados a promover esta mudança", salienta Gilvan.

Durante as aulas serão passadas técnicas de defesa como, por exemplo, o básico de artes marciais com foco na realidade de rua, bem como questões subjetivas da mulher em relação ao medo e à violência, que refletem em seu corpo. Além das técnicas físicas a oficina também reforça os princípios de conscientização, avaliações de riscos e estratégias verbais e psicológicas que uma mulher pode usar para estabelecer limites seguros com os outros, mesmo que o agressor seja alguém que ela conheça.

Para dúvidas, os canais são o site da pasta municipal, o endereço eletrônico pmsm.esporte@gmail.com, o telefone (55) 3921-7026 ou o WhatsApp (55) 9 9620-9130. A oficina Defesa Pessoal para Mulheres tem promoção da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio da Fundação Eny, Konoha Team, Sparta Artes Marciais e Matéria Prima Suplementos.

DEFESA PESSOAL PARA MULHERES
- Quem pode participar: mulheres a partir de 16 anos (as mulheres com idade inferior a 18 anos terão de ter autorização por escrito dos responsáveis); com ou sem experiência em artes marciais
- Inscrição: pelo formulário online e a entrega de um item de higiene feminina (pacote de absorvente, desodorante, sabonete, etc) no dia do curso
 
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Eduardo Sendtko/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial