Inicial > Esporte e Lazer > Notícias > Ciclista de 67 anos recebe certificado...

Secretaria de Município de Esporte e Lazer

11/06/2021 11/06/2021 19h02m

Ciclista de 67 anos recebe certificado Mérito Esportivo por participação no Circuito Pedal e Cultura


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Esportista que percorreu 502 quilômetros não conseguiu preencher o formulário de desempenho no torneio

Valorizar os pontos turísticos e históricos de Santa Maria e incentivar a prática esportiva por meio do ciclismo foram os objetivos do 1º Circuito Pedal e Cultura, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em maio, mês do aniversário da cidade. Como o evento também era um torneio, uma plataforma foi criada para que os ciclistas registrassem o desempenho nos desafios. No entanto, um fato inusitado acabou marcando o evento. 

A ciclista Cleci Pivetta Viero, 67 anos, não conseguiu cadastrar os 502 quilômetros percorridos por ela durante o 1º Circuito Pedal e Cultura. Ao ficar sabendo dessa situação, em reconhecimento ao esforço da esportista, a Prefeitura entregou para Cleci, na manhã desta sexta-feira (11), um certificado de Mérito Esportivo, além de um brinde especial e a merecida medalha de participação.

O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, participaram do ato de entrega em homenagem a Cleci. Segundo Gilvan, no ranking geral, entre os esportistas femininos e masculinos, Cleci ficaria com o 4º lugar em quilômetros pedalados no evento se tivesse registrado o percurso. Contudo, ela esclarece que a colocação não é oficial, por questão de justiça com os demais participantes e em respeito ao regramento do 1º Circuito Pedal e Cultura.

“Esta homenagem é um justo reconhecimento à dona Cleci, que nos mostra um belo exemplo de dedicação e amor pelo esporte. Ela é um orgulho para todos nós e uma grande representante do ciclismo na nossa cidade. Este é o poder do esporte, inspirar pessoas a se desafiarem enquanto cuidam da saúde e se divertem”. 

Professora aposentada de educação física, Cleci conta que pratica ciclismo há cinco anos e gosta muito da atividade. Ela se descreve como tímida e também “avessa à tecnologia”, o que dificultou o cadastro dos quilômetros percorridos durante o 1º Circuito Pedal.

“Minha amiga me explicou como fazer o registro do desempenho, e eu achei que tinha dado certo. Fiquei muito triste quando apareceu zero quilômetros no ranking. E, daí, me falaram sobre essa homenagem. Fiquei muito feliz. Eu sou um pouco tímida e estava nervosa em ir receber o certificado, mas esse reconhecimento é muito importante, ainda mais para mim, que já tenho 67 anos. Espero que mais pessoas percebam que a gente pode tudo, não importa a idade que temos”, conta a ciclista.

O ranking de classificação do 1º Circuito Pedal e Cultura de Santa Maria está disponível no site da Prefeitura. Os melhores colocados na modalidade avançado percorreram, no masculino, 536.39 km, e no feminino, 535.93 km. 

O evento foi realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e fez parte da programação do Viva Santa Maria 2021, que celebrou os 163 anos do Município ao longo do mês de maio. O 1º Circuito Pedal e Cultura teve apoio de Associação Santa-Mariense Paradesportiva (Assampar), Solução Visual, Valen Bikes, Fort Bike Shop, Ciclomar Bike Shop, Pro Elite, Go Fit, Windfit, Ciclomoto, Ciclovia, Fam Bikes, Bike Garden, Baita Beca, Bikessul e Benvenutti Bikes.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial