Secretaria de Município de Esporte e Lazer

09/06/2021 10/06/2021 15h56m

Prefeitura lança o Censo do Esporte para mapear as principais atividades da área no Município


Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura

Iniciativa inédita parte da Secretaria de Esporte e Lazer, e dados coletados vão servir de base para a criação do calendário municipal de eventos esportivos

Para mapear o movimento desportivo e para reconhecer cada modalidade praticada no Município, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, lança o Censo do Esporte de Santa Maria. De acordo com o titular da pasta, Gilvan Ribeiro, esta é a primeira vez que um mapeamento esportivo desse tipo será realizado na cidade. Os dados coletados vão servir de base para intervenções específicas, como a criação do calendário municipal de eventos esportivos. 

A aplicação do Censo busca fomentar a cultura esportiva e saber, por exemplo, qual é o envolvimento das pessoas com o esporte, se é no âmbito da prática educacional, do lazer, amadora ou profissional. 

“Meu primeiro contato com o esporte foi na escola, em que, ainda criança, eu me vi diante de uma limitação cultural muito conhecida por todos nós: bola de vôlei para as meninas, e bola de futebol para os meninos. Modalidades que exigem habilidades, mas precisamos entender que existem dezenas de outras possibilidades de praticar esporte e de se divertir, agregando saúde e bem-estar a nossa rotina. É com esse intuito que o Censo foi idealizado pela Secretaria de Esporte. Queremos conhecer todos os tipos de prática esportiva da nossa cidade, de modo a divulgar e a fortalecer cada uma”, ressalta Gilvan.

Para participar do Censo, basta preencher o formulário. Caso a pessoa que vá preencher pratique mais de uma atividade física, a sugestão do titular de Esporte e Lazer é que para cada atividade, seja respondido em um formulário, mesmo que a pessoa preencha três, quatro ou cinco documentos. Os dados serão coletados até o dia 28 de julho, e a divulgação dos resultados será em agosto, durante a comemoração alusiva ao Mês do Esporte em Santa Maria. 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Gibran Carrazzoni/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial