Centro de Convivência 21 de Abril

HISTÓRICO – Fundado em 21 de abril de 1927, o Clube dos Ferroviários 21 de Abril viveu seus tempos áureos nas décadas de 60 e 70, quando promovia em suas dependências bailes e jantares em homenagem às famílias descendentes de italianos que residiam no Itararé. A renda dos eventos sociais era revertida para a melhoria da infraestrutura do bairro. Quando abriu suas portas, o clube contava com 37 sócios-fundadores e proporcionava a seus associados convívio e recreação, além de desenvolver programações culturais e atividades esportivas. (Fonte: Bairro Itararé: Um resgate a memória social. Roberto Carvalho, Vera Maria Favila Miorim)

A primeira sede do clube foi na Rua Visconde de Ferreira Pinto. Depois o clube mudou de endereço, instalando-se na Rua Agne, ao lado da Igreja Santa Catarina. A atual sede, localizada na Rua Anita Garibaldi, foi construída na década de 40. Entre as décadas de 1960 e 1970 o clube chegou a ter cinco mil sócios.

INSTALAÇÕES PASSARAM POR REFORMA EM 2009
Desde que foi fechado, em 1995, por conta do declínio das atividades ferroviárias, o clube sofreu com o abandono e o vandalismo, situação que preocupava os moradores da região. Em 2009, a última diretoria do 21 de Abril doou o prédio para a prefeitura. O local foi então reformado no intuito de transformar o antigo clube dos ferroviários em um centro de lazer e convivência para a comunidade.

A reforma recebeu investimento de R$ 1,4 milhão, com recursos financiados pelo Banco Mundial. No total, a Prefeitura reformou 1,8 mil metros quadrados de área. Foram recuperadas as paredes internas e externas, incluindo pintura. As redes elétrica e hidráulica foram refeitas e o piso do primeiro andar e do subosolo foi trocado. Também houve reforma dos banheiros e do forro. As escadarias e a quadra de esportes do clube passaram por melhorias.

Pensando na acessibilidade, foram instalados um elevador para cadeirantes e rampas de acesso. O palco foi reformado e nos dois andares foi colocado gesso no teto. Novas portas de acesso foram instaladas. O espaço vai oferecer três salas multiuso no subsolo e uma copa.

Secretaria de Município de Esporte e Lazer
Rua Venâncio Aires 2741
Expediente: 7h30min às 12h e 13h30min às 16h30min
Telefone: (55) 3921-7026 e WhatsApp (55) 99620-9130 CEP: 97010-005
E-mail: pmsm.esporte@gmail.com

© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.