Inicial > Educação Fiscal > Notícias > EMEI João Franciscatto representa Santa Maria...

Educação Fiscal

30/10/2019

EMEI João Franciscatto representa Santa Maria na Gincana Movimenta RS


A ação é uma iniciativa organizada pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul (GEFE/RS) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc)

Com o projeto “Educação Fiscal: vivenciando a cidadania por meio do brincar”, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) João Franciscatto representa Santa Maria na Gincana Movimenta RS. A ação é uma iniciativa organizada pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul (GEFE/RS) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). Um de seus objetivos é promover a conscientização das pessoas sobre a importância da educação fiscal e da cidadania. 

A proposta da escola busca passar aos alunos importantes valores para a efetiva construção do cidadão. Palavras como “respeito”, “cidadania”, “direitos” e “deveres” são trabalhadas com as crianças para formar cidadãos conscientes e mostrar o melhor caminho a seguir para construir uma sociedade com mais educação e qualidade de vida.

Diversas atividades foram realizadas com os alunos nos últimos meses. Uma delas foi a plantação de uma horta na escola, que buscou demonstrar a importância de uma alimentação saudável com a cidadania por meio de ações coletivas.

Ao final de cada atividade, a escola realiza um relatório detalhado, descrevendo as atividades executadas, e também uma planilha com as pontuações obtidas pelas escolas participantes em cada um dos jogos. Ao final deste mês de outubro, as pontuações devem ser contabilizadas para que se anuncie a escola vencedora. 

A comunidade santa mariense ainda pode ajudar a EMEF João Franciscatto a ganhar pontos na competição. Basta se cadastrar no programa Nota Fiscal Gaúcha e indicar a “Sociedade Espírita Luz no Caminho Dr. Fernando do Ó” como entidade de assistência social até esta quinta-feira (31). Quem já é cadastrado no programa também pode ajudar fazendo a indicação da entidade.

 

O programa Nota Fiscal Gaúcha

O programa Nota Fiscal Gaúcha gera pontos que são acumulados sempre que o consumidor solicitar a inclusão do seu CPF no documento fiscal. O pedido deve ser feito no momento da compra em todos os estabelecimentos varejistas. Além de ofertar prêmios em dinheiro a cada mês, o programa ainda distribui recursos para as entidades que atuam nas áreas da saúde, educação, assistência social e proteção animal. Outra vantagem oferecida pelo programa é o desconto no IPVA, que pode chegar até 5% sobre o valor do tributo. Para se cadastrar, basta acessar o site do Nota Fiscal Gaúcha.

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Elisa Dessbesell de Campos
Edição:Thaise Moreira (Mtb: 9.818)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial