Educação Fiscal

Concurso Nacional de Obras de Curta-Metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal”

O Concurso Nacional de Obras de Curta-Metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal” visa à seleção e premiação de obras audiovisuais de curta-metragem que versem sobre o tema Educação Fiscal, tendo como objetivo conscientizar o cidadão sobre a função social e econômica dos tributos. As obras devem ser realizadas por estudantes e professores das universidades e escolas técnicas de todo o País.

 

5° Concurso Nacional de Obras de Curta-Metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal”

O concurso, em sua 5ª edição, é uma promoção conjunta da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, através da Equipe de Cidadania Fiscal da 10ª Região Fiscal e da Prefeitura de Santa Maria, através das Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal. Este projeto também conta com o apoio das Secretarias de Educação e de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul, entre outros parceiros. 

Para este concurso serão aceitas obras audiovisuais de curta-metragem de 30 (trinta) segundos a 03 (três) minutos de duração, nos gêneros animação, documentário e ficção, com resolução máxima HD 720P (1280x720) e tamanho de até 250 MB, exigindo de cada equipe participante cópia em arquivo digital que deverá ser enviada através de upload para o endereço: Aqui.

Regulamento: 

 Ficha de inscrição e termo de aotorização para uso da imagem e voz Acesse aqui, ela deve ser preenchida assinada e enviada para o e-mail

educacaofiscalsantamaria@gmail.com 

Logos disponíveis aqui, que devem estar no vídeo 

Das inscrições:

As inscrições são gratuitas e estarão abertas a partir do dia 05 (cinco) de junho até às 23:59 horas do dia 03 (três) de setembro de 2023, horário oficial de Brasília, através do site da Prefeitura de Santa Maria, página do Programa Municipal de Educação Fiscal. 

Da premiação:

Art 15 As 05 (cinco) melhores obras selecionadas pela Comissão de Seleção e Julgamento serão premiadas com equipamentos eletrônicos objeto de apreensão, destinados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, conforme listagem abaixo. 

A divulgação do resultado dar-se-á em solenidade festiva a ser realizada no dia 20 de outubro de 2023. A solenidade será realizada de forma presencial e aberta ao público na Câmara de Vereadores de Santa Maria/RS e poderá ser acompanhada ao vivo através TV Câmara  YuoTube da Educação Fiscal  https://www.youtube.com/@educacaofiscalsm

As 05 (cinco) melhores obras selecionadas pela Comissão de Seleção e Julgamento sejam premiadas com equipamentos eletrônicos objeto de apreensão, destinados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil. Abaixo relacionados:

    § O valor total estimado dos prêmios distribuídos é de R$ 165.000,00 (cento e sessenta e cinco mil reais)

 
 
 

4° Concurso Nacional de Obras de Curta-Metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal”

O concurso, em sua 4ª edição, é uma promoção conjunta da Secretaria da Receita Federal do Brasil, através da Equipe de Cidadania Fiscal da 10ª Região Fiscal e da Prefeitura de Santa Maria - RS, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal, desenvolvido desde 2002, pelas Secretarias Municipais de Educação e de Finanças, com apoio da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, do Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF, Programa Estadual de Educação Fiscal do RS - GEFE/RS, Secretaria da Fazenda Estadual/RS, e da HVINTE Eventos.

Regulamento: 

Consulte o regulamento aqui

Da premiação:

Foram selecionadas pela Comissão de Seleção e Julgamento 05 (cinco) obras audiovisuais de curta-metragem, pela maior pontuação, que preencheram os requisitos do regulamento, e premiadas com equipamentos eletrônicos objetos de apreensão, destinados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil. O valor total estimado dos prêmios distribuídos foi de R$ 134.336,74.
 

Dos vencedores:

A divulgação dos vencedores foi realizada no dia 18 de novembro de 2021 no canal do PMEF, clique aqui para assistir a solenidade completa. Abaixo a relação dos ganhadores:

1° Lugar: Eduarda Gassen - Santa Cruz - RS

2° Lugar: Yasmin da Cruz de Matos - Santa Maria - RS

3° Lugar: Milena Cordeiro Oliari - Santa Maria - RS

4° Lugar: Fernando Pereira dos Reis - Carangola - MG

5° Lugar: Nadianne Maria dos Santos Galvão - Itabaiana - SE

Menção Honrosa:

1° Francisca Maria Valentim Costa - Teresina - PI

2° Flávio Garlet Reck - Santa Maria - RS

 

3° Concurso Nacional de Obras de Curta-Metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal”

O Concurso, em sua 3ª edição, é promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Educação e de Finanças e do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF), em parceria com a Receita Federal. O apoio é da Secretaria Estadual de Educação, Receita Estadual, Escola de Administração Fazendária (ESAF) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Regulamento:

Consulte o regulamento aqui.

Da premiação:

Foram selecionadas pela Comissão de Seleção e Julgamento 05 (cinco) obras audiovisuais de curta-metragem, na categoria Estudante, e 3 (três) obras na categoria Professor, pela maior pontuação, que preencheram os requisitos do regulamento, e premiadas com equipamentos eletrônicos objetos de apreensão, destinados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Houve também premiações para as instituições de ensino ganhadoras do 1° lugar na categoria Estudante e 1°, 2° e 3° lugares da categoria Professor, sendo os prêmios dispostos a seguir:

Categoria Estudante:

1° Lugar - Projetor de imagem EPSON POWERLITE, cartão de memória e pen drive.

Categoria Professor:

1° Lugar - Projetor de imagem EPSON POWERLITE, cartão de memória e pen drive;

2° Lugar - Caixa de som Behringer Eurolive, cartão de memória e pen drive;

3° Lugar - Caixa de som Behringer Eurolive, cartão de memória e pen drive.

Dos vencedores:

A divulgação dos vencedores foi realizada no dia 19 de dezembro de 2017 por meio de videoconferência, que foi realizada nas sedes da Receita Federal do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraíba, São Paulo e Brasília. Abaixo a relação dos vídeos ganhadores por categoria:

Categoria Estudante:

1° Lugar: “Educação Fiscal e Meio Ambiente: Contribuir para preservar” - UFSM - RS

2° Lugar: “Nota fiscal? Sim, por favor!” - UFRGS - RS

3° Lugar: “Ciclo Do Tributo” - UFSM/CTISM - RS

4° Lugar: “Você sabe o que é Educação Fiscal?” - UNISC - RS

5° Lugar: “Pereirinha e os tributos” - Faculdade Senac Minas – MG

Prêmio Especial:

- “Tributo do cão!” - UNIFRA - RS

Menção Honrosa:

- Tributo, Cidadania e Desenvolvimento” - UEPB – PB

- “Tributos: semeando o futuro” - Centro Universitário Metodista IPA – RS

- “Eu quero nota sim!” - Faculdade das Américas – SP

 

Categoria Professor:

1° Lugar: “Como destinar os 6% do IRPF” - FACCAT – RS

2° Lugar: “Contribuição Consciente” - Escola Adventista de Alvorada - RS

3° Lugar: “Contabilidade Social: a experiência do NAF/Puc Minas” - PUC Minas - MG

 

2° Concurso Nacional de Obras de Curta-Metragem “Luz, Câmera e Educação Fiscal”

O Concurso, em sua 2ª edição, é promovido pela Prefeitura Municipal de Santa Maria, através das Secretarias de Educação e de Finanças, por meio do Programa Municipal de Educação Fiscal, em parceria com a Secretaria da Receita Federal do Brasil e Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda, com apoio da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul.

Regulamento:

Consulte o regulamento aqui.

Da premiação:

Foram selecionadas pela Comissão de Seleção e Julgamento 05 (cinco) obras audiovisuais de curta-metragem, na categoria Estudante, e 3 (três) obras na categoria Professor, pela maior pontuação, que preencheram os requisitos do regulamento, e premiadas com equipamentos eletrônicos objetos de apreensão, destinados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Houve também premiações para as instituições de ensino ganhadoras do 1° lugar na categoria Estudante e 1°, 2° e 3° lugares da categoria Professor, sendo os prêmios dispostos a seguir:

Categoria Estudante:

1° Lugar - Um notebook SONY VAIO HP 2000 – modelo 2b19wm, uma FILMADORA CANON XIXIA HF-R 40, dois tablet Gênesis modelo GT-8220S e dois cartões memória micro SD 16 GB.

Categoria Professor:

1° Lugar - Data Show;

2° Lugar - Data Show;

3° Lugar - Câmera Fotográfica.

Dos vencedores:

A divulgação dos vencedores foi realizada no dia 10 de dezembro de 2015 no Centro de Atendimento ao Cliente da Receita Federal do Brasil e também por meio de videoconferência, que foi realizada nas delegacias da Receita Federal do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Capanema, Brasília e João Pessoa. Abaixo a relação dos vídeos ganhadores por categoria:

Categoria Estudante:

1° Lugar: “Consciência Tributária” - UFSM/CTISM – RS

2° Lugar: “Ciclo Fiscal” - UFSM – RS

3° Lugar: “João e o tributo” - UNIFRA – RS

4° Lugar: “A cidade organizada” - UniRitter Campus Zona Sul - RS

5° Lugar: “Protagonistas” – UFSM - RS

 

Categoria Professor:

1° Lugar: “Nota na mão, benefício para o cidadão” - CMEI Vó Totinha de Realeza – PR

2° Lugar: “Um empurrãozinho ao bem-viver” - EMEF Diácono João Luiz Pozzobon – RS

3° Lugar: “Temos que ter força e acreditar” - EMEF Junto ao CAIC Luizinho de Grandi – RS

 

__________________________________________________________

1ª edição do concurso “Luz, Câmera e Educação Fiscal” realizada em 2013

A Prefeitura de Santa Maria, através do Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) lançou oficialmente nessa terça-feira (25), o concurso Luz, Câmera e Educação Fiscal. O evento voltado para universitários, professores e imprensa, que contou com um debate sobre a função social do tributo, aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), e foi transmitido ao vivo pela Multiweb, canal de TV online da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Podem participar da mostra competitiva estudantes das universidades de todo o país.

Os curtas devem ter entre 30 segundos e três minutos de duração e os grupos devem ser formados por no máximo seis pessoas, sendo um professor orientador. As inscrições, já abertas, podem ser feitas até o dia 31 de agosto pelo site institucional da Prefeitura. O concurso premia as cinco melhores obras inscritas e também as instituições de ensino às quais os grupos vencedores pertencem. A premiação é um oferecimento da Receita Federal.

Em Santa Maria, o concurso é uma promoção conjunta da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Município de Educação (SMED) e de Finanças (SMF), por meio do PMEF e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, com apoio da UFSM, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Secretaria de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul e Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda.